Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Janeiro tem segunda melhor marca em alvarás de construção em Manaus nos últimos 13 meses

Com a emissão de mais de 246 mil metros quadrados em alvarás de construção no último mês de janeiro, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Licenciamento Urbano (Implurb), tem a segunda melhor marca do licenciamento urbano comparando com o ano passado.


No mês passado, a autarquia aprovou 246.261.30m2 em alvarás, marca que só perde para a registrada em julho de 2021, com 320.989,43m2. Janeiro teve a expedição de 96 alvarás de construção.

A área regularizada de Habite-se no primeiro mês do ano foi de 126.334,15m2, com 57 certidões expedidas pelo órgão.
“Com uma equipe valorosa, experiente e qualificada, o instituto tem atingido melhores índices em licenciamento, volume de operações, atendimento, mesmo remoto por conta de restrições da pandemia, e projetos desenvolvidos. Atuamos com indicadores de produtividade, focados em eficiência e meritocracia, bandeiras do prefeito David Almeida”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.
Com investimentos sendo feitos e desenvolvidos nos sistemas de informação da Prefeitura de Manaus, visando a modernização da legislação e termos de responsabilidade, mais processos e projetos em análise representam maior volume de licenciamento.

O maior volume se reflete diretamente na alta da arrecadação municipal no segmento, que em janeiro de 2022 registrou alta de 83% comparando o mesmo período de 2021. Mês passado o órgão arrecadou R$ 1.396.927,34 contra R$ 764.428,42 do ano anterior.

Os números são reflexo do aquecimento do setor da construção civil, nacionalmente e na região, do aumento de eficiência da equipe do Implurb e do otimismo no licenciamento urbano na Prefeitura de Manaus. São mais projetos em andamento para construção, licenciamento e aprovação de obras, e regularização de Habite-se junto ao poder público.

Indústria da construção
A indústria da construção civil prevê um crescimento da ordem de 2% em 2022, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), com forte incremento de investimento em infraestrutura. O setor passou a observar um ritmo mais acelerado nas obras, o que pôde ser visto no aumento de alvarás e novos Habite-se emitidos pelo Implurb.
“Estamos evoluindo no licenciamento de projetos, impactando positivamente tanto na área urbanística quanto tributária e ambiental. O Implurb está buscando, junto com os órgãos licenciadores, alcançar a meta definida pelo prefeito David Almeida, em trabalho com o Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE)”, afirmou Valente.
Fotos – Antonio Pereira / Arquivo Semcom

Post Relacionado

Tia espanca o próprio sobrinho de 8 anos por errar tarefa de matematica em Manaus

Shayenne

Programa ‘Asfalta Manaus’ avança pelas ruas do bairro Cidade de Deus

Victória Farias

Marcha para Jesus reúne multidão. Bolsonaro acompanha do início ao fim. Em discurso, presidente reafirmou compromisso com a região e com a Zona Franca

Redação