Blitz Amazônico
Meio Ambiente

Ipaam recebe comitiva amapaense de Meio Ambiente para interação sobre sistema de licenciamento industrial

O encontro aconteceu na sede do Ipaam e contou com a equipe técnica da gerência de licenciamento ambiental

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) recebeu a visita de uma comitiva do estado do Amapá, formada pelo Secretário de Meio Ambiente, Cássio Lemos, o Procurador do Estado do Amapá Wellington Bringel, e os analistas ambientais Diogo Porto e Wellison Maximin, para entenderem o processo de licenciamento industrial realizado pelo órgão amazonense. Os representantes do governo amapaense foram recebidos pela técnica Maria do Carmo Neves e técnicos da Gerência de Licenciamento Industrial do Ipaam, nesta sexta-feira (10/03).

O objetivo da visita foi entender como é feito o licenciamento de termoelétricas no Amazonas. A comitiva sanou dúvidas, como: liberação de Licenças Prévias (LP), Licenças de Instalação (LI) e compensações, e Termos de Ajuste de Condutas (TAC).

De acordo com o secretário Cássio Lemos, a troca de informação entre os estados, não só está relacionada a licenciamentos industriais, mas também em outras áreas de atividades no Meio Ambiente, sendo de extrema importância.

“Nós enxergamos o Amazonas na vanguarda do Licenciamento, sobretudo das termoelétricas. Verificamos que os procedimentos são bem definidos aqui no estado e que não têm tido nenhum tipo de problema com os órgãos de controle externo ambientais. Então o fato de trocarmos essas informações e tirar dúvidas com o estado da Amazônia Legal que está na vanguarda é extremamente importante. Nós precisamos muito mais dessa troca de informações sobre manejo florestal. Hidroelétrica, é um potencial de informação extremamente relevante”, salientou Lemos.

Para a Assessora Técnica do Ipaam, Maria do Carmo Neves, a visita foi interessante e estimulou um possível encontro entre os representantes das pastas ambientais dos estados da região Norte.

“Foi bem interessante termos nos reunido com eles e também foi bom para nós por estarmos fazendo alguma coisa na frente de alguns estados. E essa troca ficou como um propósito de ser feito um seminário com os estados da Região Norte para troca de informações de uma forma mais generalizada”, finalizou Maria do Carmo.

O encontro foi finalizado com a promessa de outras visitas ao órgão e uma interação na área ambiental entre os estados do Amapá e Amazonas.

FOTOS: Sephora Melo / Ipaam

Post Relacionado

Na COP16, Marina Silva defende fundo para remunerar povos tradicionais

EDI FARIAS

Meio Ambiente: Cigás anuncia que uso do gás natural evitou emissão de 6,2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa

EDI FARIAS

Zoológico de São Paulo abre novo espaço dedicado às ararinhas-azuis

EDI FARIAS