Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Ipaam realiza curso de capacitação em CAR

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com apoio da Cooperativa Alemã Giz, deu início ao Curso de Capacitação em Cadastro Ambiental Rural (CAR).


As atividades acontecem terça e quarta-feira (17-18/05), e pretende capacitar os consultores, que conduzem o licenciamento dos empreendimentos em imóveis rurais, em especial, para as atividades de piscicultura.
A iniciativa partiu das gerências de Controle Agropecuário (GCAP) e de Pesca (GECP) do Ipaam, as quais abordarão os temas legislação aplicada ao CAR, bases de dados para análise ambiental, retificações de CAR, entre outros conceitos e práticas usadas no processo de licenciamento. Na abertura, a analista ambiental do Ipaam, Liliane Minhóis, salientou que um dos principais objetivos é diminuir o tempo de análise dos cadastros.

“Nosso objetivo é que eles apliquem todos os conceitos da legislação para que assim, o tempo de análise seja otimizado, tanto do Ipaam, quanto do consultor que está acompanhando o processo de licenciamento, e principalmente do empreendedor, que é o mais interessado e que precisa da sua licença para poder desenvolver legalmente a sua atividade produtiva”, destacou.

A analista ainda acrescentou que a expectativa é que a qualidade dos cadastros que estão entrando na base do SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) melhore, e assim, todos ganhem em tempo e qualidade de trabalho.

O representante e consultor da GIZ, Miquel Victor Batista, ressaltou que o trabalho dos consultores pode ser facilitado através das fontes de dados. “Equiparando as informações e disponibilizando algumas bases de dados públicas que os analistas do Ipaam já utilizam, poderemos dinamizar essas análises para os consultores, facilitando o trabalho deles e dos analistas, que terão dados mais confiáveis na hora da análise”.

O engenheiro ambiental do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e participante do curso, Ramon Rodrigues, vê grande importância na capacitação para alinhar questões entre os órgãos na realização do CAR e do licenciamento no que se refere à parte agropecuária.

“É muito importante que haja essa conversa entre os órgãos, para que o maior beneficiário seja o agricultor familiar, nosso público alvo lá no Idam. O curso está sendo bastante produtivo e esperamos que nos próximos módulos a gente consiga alcançar mais entendimento sobre o cadastramento ambiental rural”, comentou Ramon.

Post Relacionado

Comissões do Senado definem emendas orçamentárias de 2023

Redator

Prefeitura de Manaus certifica mais de 70 participantes de oficinas profissionalizantes

Patrick

Fiscalização urbana da Prefeitura de Manaus tem alta de 91% em ações em 2021

Victória Farias