Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Intervenções do ‘Nosso Centro’ avançam com serviços estruturais no mirante e confecção de lajes

A construção do complexo de São Vicente, no início da avenida 7 de Setembro até a rua Bernardo Ramos, Centro, zona Sul, pela Prefeitura de Manaus, está na fase de conclusão de demolições no mirante Lúcia Almeida, que recebe serviços de envelopamento dos pilares, reforço estrutural e confecção de lajes, incluindo as do piso térreo.

Outra obra que recebe intervenção da prefeitura é o futuro casarão Thiago de Mello, que passa por limpeza da fachada. Hoje, quem passa pela área já percebe a mudança do antigo prédio abandonado onde funcionou a Companhia Energética do Amazonas (Ceam), na paisagem urbana e com o avanço da empreitada. O projeto arquitetônico é do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Ambas intervenções estão com tapumes e sinalizadas para segurança de colaboradores, moradores do entorno e transeuntes. O mirante e o casario se somam ao largo de São Vicente, que vai conectar as obras, que são as primeiras do programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, as mudanças se tornam mais visíveis após os 45 dias do canteiro e equipe do Implurb acompanha a evolução, além de atuar com fiscal na obra.

“O ‘Nosso Centro’ tem entre suas diretrizes proporcionar a reocupação da área central de Manaus, um bairro dotado de uma das melhores infraestruturas urbanas da capital. Em todas as intervenções realizadas em centros históricos, no Brasil e em outros países, se verifica que inicialmente há um investimento do poder público, fazendo o resgate das áreas, e posteriormente a iniciativa privada dá continuidade e tem sua parcela de colaboração”, comentou Valente.

Tendo de fundo a beleza do rio Negro e a vista para a ponte jornalista Phellipe Daou, a obra segue em ritmo acelerado e tem prazo de 300 dias corridos. Há uma previsão para que a empreitada possa ser concluída e entregue até o Natal deste ano, sendo um verdadeiro presente para a população. A obra foi licitada com o valor global de R$ 45,8 milhões.

Complexo Centro

Junto ao mirante vai se criar o largo de São Vicente, ampliando a área para pedestres, caminhabilidade e contemplação do patrimônio e da natureza no entorno, além da reforma e restauro do Casarão Thiago de Mello, tudo em associação com a paisagem do rio Negro.

O complexo que vai modificar o território é composto do mirante, que tem uma área total de 4,9 mil metros quadrados; do entorno do edifício, o largo, com 3,5 mil metros quadrados; e do casarão Thiago de Mello, com área total de 352,96 metros quadrados.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom

Post Relacionado

Com apoio da Prefeitura de Manaus, o poeta Francisco de Abreu Cavalcante ganha exposição e nova obra literária 

victoria Farias

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem pluvial na avenida Constantino Nery

victoria Farias

Prefeitura de Manaus abre inscrições para 20 vagas no curso ‘Produção de Áudio e Vídeo para Multiplataformas’

victoria Farias