Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaCidade

Instituto conhecido no Brasil por fazer pesquisas fraudulentas aponta virada de Wilson Lima

Nesta quinta-feira (04/08), mais uma vez o Instituto Veritas, conhecido por divulgar pesquisas eleitorais manipuladas, informou que Wilson Lima, governador do Amazonas, ultrapassou Amazonino Mendes, seu principal opositor, na corrida eleitoral de 2022.

Na pesquisa, o instituto afirma que Lima tem 33,3 pontos das intenções de voto para o Governo do Estado, seguido de Amazonino com 30,8, e o senador Eduardo Braga, em terceiro, com 16,7. A pesquisa, de registro de número AM-0897/2022, diz que Amazonino venceria o segundo turno com 42,5% contra 41,2% de Lima.

Diferentemente de todas as pesquisas eleitorais que apontam vitória do ex-presidente Lula no Amazonas, a Veritas diz que o presidente Jair Bolsonaro apresenta 44,7% contra 43,5% de Lula). A pesquisa mostra ainda que Ciro Gomes tem 3,6% e Simone Tebet tem 2,4%.

O Instituto Véritas é conhecido no eixo sul/sudeste/nordeste do Brasil por errar pesquisas eleitorais. O instituto possui dezenas de ações na Justiça Eleitoral em vários estados e em várias eleições. Somente relativas ao pleito de 2016 foram registradas 12 ações judiciais. Em uma das pesquisas denunciadas, o ex-presidenciável Aécio Neves, usou a pesquisa do instituto para manipular a popular, cuja pesquisa, apontava vantagem do tucano em Minas Gerais,. Na época, o Jornal Folha de São Paulo denunciou a farsa.

Utilizando uma fórmula enganosa e entrevistando somente 500 eleitores, o Instituto Veritá divulgou uma pesquisa fraudulenta e mentirosa sobre as eleições de 2012 em Monte Carmelo. Na época, o estudo apontava o candidato Carlos Enfermeiro (PSD) como vencedor do pleito com 32% dos votos. Carlos Enfermeiro era apoiado pelo atual candidato Saulo, que está sendo beneficiado pelas pesquisas do Veritá.

O resultado, como se sabe, foi uma verdadeira lavada. Carlos Enfermeiro ficou em terceiro lugar com pouco mais de seis mil votos. O vencedor foi o candidato Dr. Fausto (PT), com mais de 12 mil votos. O detalhe é que ele aparecia apenas em terceiro lugar na pesquisa divulgada à época.

A pesquisa divulgada nesta quinta-feira foi realizada no período de 22 a 26 de julho de 2022, em que foram ouvidas 5.611 pessoas presencialmente em Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Maués, Parintins, Careiro Castanho, Autazes, Coari e Tefé.

Post Relacionado

População agora pode enviar mensagens no ‘zap’ do Senador Omar

Redação

Em Itacoatiara, Polícia Civil prende homem que abusou sexualmente de cinco meninas da mesma família

Victória Farias

Concurso PMAM: resultado da prova discursiva e redação sai em 26 de julho

Shayenne