Brasil – O Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo parciais e integrais para o ensino superior, começa a receber inscrições em todo o Brasil nesta terça-feira (22/02)
De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Educação, os interessados têm até a sexta-feira (25/02) para participar.
Agora, as notas obtidas nas duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ser usadas para inscrições no programa federal de bolsas universitárias.
Conforme o MEC, o resultado do Prouni é divulgado em duas chamadas. No dia 2 de março será divulgado o resultado da 1ª chamada e, no dia 21 de março, o resultado da 2ª chamada.
De 3 a 14 de março é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e para o processo seletivo próprio da instituição de ensino, quando houver.
Já o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das instituições de ensino, quando houver, será de 21 a 29 de março.
Com a lista de espera há também mais oportunidades para quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas do Prouni. Nos dias 4 e 5 de abril, os inscritos no Prouni terão a chance de manifestar interesse em participar da lista de espera. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 7 de abril. E de 8 a 13 de abril é o período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados nessa última etapa da seleção do Prouni.
Critérios
Para se inscrever é preciso ter realizado o Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem ou ter participado do exame na condição de treineiro.
O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, desde que na condição de bolsista integral. As demais condições que devem ser atendidas são: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública ou ser pessoa com deficiência.
Para quem comprovar ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Cronograma completo
Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
Resultado dos pré-selecionados:
1ª chamada – 2 de março
2ª chamada – 21 de março
Comprovação das informações da inscrição:
1ª chamada – 3 a 14 de março
2ª chamada – 21 a 29 de março
Lista de espera:
4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).
Fonte: Portal CM7
Matéria: https://portalcm7.com/noticias/brasil/inscricoes-para-o-prouni-comecam-nesta-terca-feira-22/