Blitz Amazônico
Cultura

Ilú Oba de Min abre carnaval de rua de SP nesta sexta-feira

Em comemoração aos 20 anos de fundação, o tradicional bloco Ilú Obá de Min abre o carnaval de rua, nesta sexta-feira (28) à noite, na cidade de São Paulo. Formado por mulheres negras, o grupo sai, às 20h, da Praça da República com o enredo “Girlei Luiza Miranda – Tambores Sempre Tambores”.

O bloco feminino, feminista e antirracista volta a desfilar no domingo (2), às 14h, na Rua Conselheiro Botero.

Girlei é uma das fundadoras do grupo, ao lado de Beth Beli, Nega Duda e Adriana Aragão. Criado em novembro de 2004, é um coletivo com aproximadamente 450 integrantes em sua bateria e corpo de dança.

“O público vai prestigiar um carnaval muito especial, num pulsar de celebração, homenageando a mestra da mestra, como estandarte da comemoração dos 20 anos do Ilú”, disse a atriz e diretora do coletivo Mafalda Pequenino.

A fundadora e homenageada do bloco, Girlei Miranda, nasceu na Casa Verde, em São Paulo, em 1962. Percussionista, cantora e compositora, cresceu em meio às rodas de samba da escola Camisa Verde e Branco.

Em 11 de fevereiro, o Ilú Obá de Min participou de um ensaio no Pelourinho, em Salvador, quando 200 de seus integrantes se uniram à Banda Dindá, outro grupo de percussão  exclusivamente feminino.

Mais do que um bloco, o Ilú Obá de Min é uma associação sem fins lucrativos, que atua nos temas ligados à cultura  de matriz africana, afro-brasileira e à mulher negra.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2025-02/ilu-oba-de-min-abre-carnaval-de-rua-de-sp-nesta-sexta-feira

Post Relacionado

1º Festival das Campeãs acontecerá na Zona Leste de Manaus

EDI FARIAS

Bienal do Livro começa no Rio nesta sexta com Chimamanda Ngozi Adichie

EDI FARIAS

‘Festival Batalha da Hora’ acontece neste domingo no Mercado de Origem da Amazônia

blitzamazonico