Mais de 70 produtores rurais indígenas de Parintins (município 369 quilômetros distante de Manaus) foram beneficiados com a emissão de documentos indispensáveis às atividades rurais emitidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A regularização aconteceu durante ação itinerante, na Terra Indígena Sataré-Marau, no rio Uiacurapá, e na comunidade Santa Ana.
À frente da ação esteve a Unidade Local (UnLoc) Idam/Parintins, que percorreu as comunidades da zona rural parintinense, entre os dias 29 e 31 de julho, para levar o serviço aos trabalhadores rurais atuantes na agricultura familiar e pesca artesanal. No total, foram contabilizados 60 Cartões do Produtor Primário (CPP) e Cadastros da Agricultura Familiar (CAF), além da realização de 12 georreferenciamentos para emissão de Cadastros Ambientais Rurais (CAR).
“Realizamos, ainda, 40 vistorias técnicas nas propriedades para elaboração de projetos de crédito rural nas áreas produtivas de indígenas, além de um mutirão para regularizar os agricultores e conceder a eles os documentos essenciais para acesso a políticas públicas”, ressaltou o técnico da UnLoc, Marleson Tavares.
Tavares reforça que a iniciativa teve como objetivo promover a regularização dos produtores rurais para que eles tenham acesso a políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, e o acesso ao crédito rural e, assim, conquistarem melhores condições de trabalho, aumento de produtividade e a geração de emprego e renda.
FOTOS: Divulgação/Idam