Blitz Amazônico
Amazonas

Idam distribui 2,5 mil mudas de castanha a agricultores familiares de Beruri

Em Beruri (173 quilômetros de Manaus), a agricultura familiar foi reforçada com o recebimento de 2,5 mil mudas de castanha-do-Brasil. Realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuários e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Fazenda Aruanã, a ação beneficiou 25 produtores rurais locais inseridos no Projeto Prioritário (PP) da Castanha do instituto. 

De acordo com o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Beruri, Luiz Barbosa de Oliveira, cada agricultor recebeu, no último sábado (06/07), um kit com 100 mudas, sendo duas mil destinadas à comunidade Nossa Senhora do Livramento e 500 a produtores integrantes Projeto de Assentamento (PA) Ramal da Cabeceira. 

“Todas essas mudas serão implantadas em áreas já utilizadas pelos agricultores após o cultivo de mandioca e banana, aproveitando-as para não se tornarem áreas degradadas”, frisou o gerente, ao informar, ainda, que a ação de distribuição de mudas contou com o apoio da Prefeitura de Beruri e da Associação de Castanha de Beruri (Assoab).  

Projeto de recuperação

O chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef) do Idam, Luiz Rocha, explicou que a distribuição de mudas de castanha-do-Brasil, além de fortalecer o setor primário, tem como foco, também, a recuperação de áreas degradadas, com o objetivo de implantar sistemas agroflorestais que combinem o plantio das castanheiras com outras espécies amazônicas com potencial de geração de renda. 

“Dessa forma, visamos o desenvolvimento econômico, sempre comprometidos com preservação da floresta, que pode, sim, ser um meio de subsistência ao produtor de forma sustentável”, concluiu Rocha.

FOTO: Divulgação/Idam

Post Relacionado

Operação Viagem Segura: 24 mil pessoas deixaram Manaus durante o feriado de Corpus Christi

EDI FARIAS

Eneva traz, pela primeira vez, Orquestra Sinfônica Brasileira para o Estado do Amazonas

blitzamazonico

OAB Amazonas altera local de prova da 2ª fase do 37° Exame de Ordem

blitzamazonico