Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Guia sobre HPV produzido por egressa da UEA é distribuído na rede pública de ensino

Com objetivo de gerar conhecimentos atuais e sensibilizar meninas e meninos sobre a importância da vacina para prevenir o Papiloma Vírus Humano (HPV), a egressa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP) e integrante do Laboratório de Tecnologias para Trabalho e Educação na Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas (Latted/UEA), enfermeira Marília Muniz Cavalcante de Oliveira, desenvolveu com base na dissertação de mestrado, um guia ilustrado com recurso tecnológico de informação e produção científica com temas relevantes sobre a imunização.

Com o título “O guia: diga sim à vacina contra HPV”, a cartilha educacional é voltada para alunos de 11 a 14 anos e alunas de 9 a 14 anos, dos ensinos fundamental e médio – público alvo da imunização contra o vírus. No folheto, que também conta com a versão digital em espanhol, os estudantes encontrarão informações sobre o contágio do HPV e a relação do vírus com o câncer. O projeto teve como orientadora a professora doutora Elizabeth Teixeira; e coorientadora a professora doutora Kátia Luz Torres Silva.
Nesta semana, um projeto piloto do guia foi lançado em parceria com a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) e Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) para auxiliar professores da Rede Pública de Ensino, ou particular, na abordagem do tema.
De acordo com a autora, o manual será fundamental para elucidar conflitos internos, dúvidas de pais ou responsáveis e do público-alvo da vacina, como também, para diminuir a hesitação contra o imunizante, que faz com que os serviços públicos de saúde não atinjam as metas de vacinação, que é imunizar 80% da população.

“O guia será utilizado pelos professores que farão rodas de conversas com o público-alvo sobre o tema, iniciando nas turmas do ensino médio para os alunos de 13 e 14 anos. Após essa etapa, irão introduzir aos poucos aos alunos mais jovens”, explicou Marília.

Como foi desenvolvido? – A Tecnologia Educacional foi desenvolvida seguindo todos os critérios científicos para esse tipo de produto, nas seguintes etapas: Revisões Integrativas da Literatura (RILs); construção da primeira versão do Guia (apresentada à banca de qualificação do mestrado); construção da 2ª versão do Guia (submetida ao processo de validação de Juízes Especialistas da Saúde (médicos e enfermeiros oncologistas, especialistas em HPV) e Juízes Especialistas de Outras Áreas (pedagogos e designers, especialistas em Tecnologias Educacionais); construção da 3ª versão do Guia (apresentado ao público-alvo para avaliação).

O projeto conta ainda com o apoio do Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), FCecon, Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

FOTO: Divulgação/UEA

Post Relacionado

Vídeo: Há três dias, criança de 5 anos luta pela vida pós cair em poço de 32 metros

Jessika Caldas

Prefeitura de Manaus alerta que não está realizando novo cadastro para habitação

Victória Farias

Prefeitura substitui tubulação que há 40 anos foi instalada em trecho da avenida Brasil

Victória Farias