Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Guerra derruba exportação russa de gás natural em 40% e ameaça Europa

 Mundo – Considerado a maior arma geopolítica do presidente russo, Vladimir Putin, o gás natural sofre impactos causados pela guerra na Ucrânia, pelas sanções econômicas e pela estratégia da Rússia para pressionar a Europa. Uma saída para o problema ainda é incerta.

A decisão de invadir a Ucrânia, em 24 de fevereiro, “reorganizou” o comércio internacional. Sobram efeitos em todo o mundo, sobretudo na Rússia e na Europa. Lá, a exportação de gás russo para o continente caiu 40%.

A exportação passou de um patamar superior a 20 bilhões de metros cúbicos nos seis primeiros meses de 2021, para pouco mais de 12 bilhões de metros cúbicos no mesmo período deste ano.

A Rússia é o principal fornecedor do produto do continente europeu e responde por 41% da distribuição. Alemanha, Itália, França, Turquia, Holanda, Áustria, Polônia, Hungria e Reino Unido são os principais consumidores.

O fornecimento de gás russo abaixo do normal desencadeou uma crise de preços crescentes da energia. A maior parte do produto é distribuída para a União Europeia por meio de gasodutos que estão na zona de conflito.

A Rússia já ameaçou cortar o fornecimento, e a operação de um novo gasoduto foi barrada pela Alemanha. A União Europeia estuda como diminuir a dependência do produto russo.
Riscos

Os efeitos não são somente econômicos. Os europeus podem literalmente congelar sem o gás russo. Com inverno rigoroso, essa é uma das principais fontes de energia para o aquecimento. Fugir disso significa um alto custo, que a Europa pode não ter como pagar.

Relatório divulgado recentemente pelo Laboratório Bruegel alerta: o risco de colapso é iminente, caso nenhuma solução de paz se concretize.

“Se a União Europeia for forçada ou estiver disposta a arcar com o custo, deve ser possível substituir o gás russo já para o próximo inverno sem que a atividade econômica seja devastada, as pessoas congelem ou o fornecimento de eletricidade seja interrompido”, frisa o documento técnico.

*Com informações do Metrópoles*. 

Post Relacionado

Mulher quebra o braço em acidente entre ônibus e motocicleta em Manaus

Jessika Caldas

‘Ele não era o alvo, só tinha que dirigir!’, diz assassino de motorista de app que estava indo matar rival em Manaus

Shayenne

Joelma lança videoclipe gravado na Amazônia no dia em que faz 48 anos

Shayenne