Blitz Amazônico
Amazonas

Governo do Amazonas leva ações de cidadania à calha do Madeira

Sejusc  entregou a população mais de 1 mil cédulas de RGs 

O Governo do Amazonas levou, neste sábado (06/05), ações de cidadania a Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus). A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) entregou mais de 1 mil RGs que foram solicitados em ações itinerantes, além de facilitar a emissão de cerca de 100 certidões de nascimento. 

A dona de casa Rosenia Dias, de 49 anos, estava ansiosa para receber o documento. Ela conta que estava com dificuldade para receber benefícios governamentais porque o RG antigo foi emitido aos 15 anos e já não era aceito.

“Esse mutirão é muito importante, eu fiquei tão feliz quando tirei o documento ano passado, porque quando ia receber os auxílios reclamavam que minha identidade estava rasurada e agora eu consegui receber e, nossa, nem sei dizer como estou feliz”, entrega a dona de casa. 

A secretária Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, acompanhou as atividades das equipe das secretarias executivas de Cidadania (Secid) e da Pessoa Idosa (Seadpi) no município, que levaram orientações sobre o Idoso Empreendedor e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Trastorno do Espectro Autista (Ciptea).

A ação teve parceria da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com a emissão do RG Digital, e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), com serviços de corte de cabelo, massoterapia e embelezamento.

“A Sejusc está trazendo essas ações de cidadania, que são tão importantes para a população, e ainda auxiliando em casos específicos, como a emissão de documentos de hipossuficiência para certidão de nascimentos gratuitamente no cartório da cidade. Temos parceiros como a SSP, o Cetam, e a Afeam [Agência de Fomento do Estado do Amazonas], e isso faz o governo presente na vida das pessoas”, conclui Jussara.

Fotos: Tadeu Rocha/ Divulgação 

Post Relacionado

Sepror realiza a reunião ordinária do Cedrs, com a instalação de comissões técnicas e o anúncio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena

EDI FARIAS

Após pedido da Defensoria, TJAM suspende reintegração de posse que não seguiu critérios do STF 

blitzamazonico

Cigás realiza campanha inédita de sensibilização sobre assédio e outras formas de violência

victoria Farias