Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

Força Nacional vai apoiar a Funai em ações na Terra Indígena Apyterewa

O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (2), portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que autoriza o emprego da Força Nacional em apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Terra Indígena Apyterewa, no Pará.
Os militares vão atuar nos serviços de preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por 90 dias, no período de 2 de setembro até 30 de novembro de 2022.
“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, diz ainda a portaria assinada pelo ministro Anderson Torres.

A Terra Indígena Apyterewa, situada no município de São Félix do Xingu, abriga o Povo Parakanã. A terra indígena está homologada desde 2007, mas tem sido alvo de invasores. Este ano, duas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) encerraram as pretensões dos grileiros: em março, a 2ª turma do STF negou pedido da prefeitura de São Félix do Xingu para anular a demarcação da reserva. Em abril, uma decisão da presidência do STF acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República e proibiu, definitivamente, a permanência de não indígenas na terra indígena.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-09/forca-nacional-vai-apoiar-funai-em-acoes-na-terra-indigena-apyterewa

Post Relacionado

QUER COMPRAR UM LUGAR NO CÉU? Justiça condena Igreja Universal a devolver R$ 200 mil a fiel por uma vaga no paraíso

Redação

Prefeitura oferta 450 vagas gratuitas em oficinas de qualificação profissional

Victória Farias

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus recebe visita do presidente do Sindicato dos Jornalistas

Victória Farias