Brasil – O dia 20 de janeiro seria de festa pelo 9° aniversário de Ana Luísa. A comemoração, no entanto, deu lugar ao luto depois que a menina morreu de Covid-19.
Mãe da menina, a vendedora Valkíria Alice dos Santos ainda não se acostumou coma falta da filha, que perdeu a luta para o coronavírus em dezembro. Para a mãe, ela morreu por falta de vacina.
“Tenho certeza de que se a minha filha tivesse tomado a vacina, a doença não teria sido tão agressiva”, diz a mãe.
Em depoimento à revista Marie Claire, Valkíria contou que a filha faria 9 anos nesta semana, dia 20. “Ela era tudo para mim: além de única filha e neta, minha companheira, melhor amiga e um amor de criança. Uma menina cheia de sonhos, que se divertia fazendo dancinhas no TikTok, dizia querer ser policial ou confeiteira e amava preparar bolo de fubá comigo. Como o pai dela e eu nos separamos há dois anos, nós dormíamos juntas e ela gostava de orar ou cantar em louvor a Deus antes de dormir. Agora, só me resta chorar.”
A infecção atingiu Ana Luísa em novembro, mesmo tendo sido a mais cuidadosa integrante da família: ela tinha uma bolsinha, sempre com máscara e álcool em gel e lavava as mãos o tempo todo. “Não saía de casa sem máscara jamais e tomava banho assim que chegava da escola”, lembra.
No dia 8 de novembro, no entanto, Ana Luísa teve febre e recebeu diagnóstico de dengue. No dia seguinte, mais sintomas, novos exames e a confirmação: testou positivo para Covid-19.