Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaManaus

Festival multicultural celebra 2 anos do projeto Vidas Indígenas Importam

Evento terá participação de artistas indígenas com atrações musicais e feira de artesanato




Na próxima quinta-feira(21), o Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato abre as portas para o Festival Multicultural “Vidas Indígenas Importam” com apresentações artísticas indígenas, feira de artesanato, grafismo corporal e espaço de cura indígena. Os ingressos estarão à venda na bilheteria do evento.

O evento vai promover uma imersão única na cultura e saberes dos povos originários, além de contar com a presença de personalidades indígenas como Cláudia Baré, Vanda Witoto – primeira amazonense vacinada contra Covid-19 e Yra Tikuna, artista indígena e também coordenadora do projeto “Vidas Indígenas Importam”.

“O projeto Vidas Indígenas Importam ajudou muitas comunidades durante a pandemia. Os nossos parentes não tinham o que comer na época, sem vender seus artesanatos, fazer suas apresentações, nós ficamos isolados. Eu liguei pra Márcia[Novo], pedi ajuda e deu certo. Começamos o projeto ajudando a aldeia Inhãa-bee, depois Rouxinol, aldeia Branquinha, aldeia Gavião. Às vezes somos invisíveis, por isso precisamos nos unir. E o Vidas Indígenas foi e é importante para nós, fico feliz por esse projeto continuar e espero que ainda ajude bastante a nossa comunidade”, afirmou Yra.

O festival vai celebrar o trabalho realizado pelo projeto que prestou assistência para mais de 2 mil famílias indígenas no Amazonas. Para Márcia Novo, artista e ativista, o Vidas Indígenas Importam se tornou uma grande rede de apoio para esses povos.

“Agora no pós-pandemia, estamos focando em fomentar a economia e independência dessas comunidades indígenas. Por isso, resolvemos celebrar os dois anos de projeto no Curupira Mãe do Mato fomentando principalmente a venda e compra de produtos indígenas e proporcionando uma experiência única de conexão do manauara com a sua própria cultura. Vai ter Caxiri na cuia, muita música indígena, convidados ilustres, feirinha e muita energia boa!”, destacou a cantora que também é uma das coordenadoras do projeto.

Serão atrações musicais no evento o Grupo Kuiá, Grupo Ruaringo, Grupo Maynuma Kokama, Grupo Wotchimaücü , Elizete Tikuna o apresentador Yuri Apurinã e os convidados não-indigenas Márcia Novo, Márcia Siqueira, Gabriela Dias e Nando Monte Negro. O público também poderá desfrutar da rica culinária indígena como Caxiri, Formigas, Cachaça do índio e outros.

Além da moda indígena com venda de roupas, bolsas e artesanato confeccionado pelos indígenas, grafismo corporal indígena pelas mãos de Thais Kokama e um espaço dedicado à cura indígena com a curandeira Regina Sateré Mawé e Ivan Tukano.

Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos na bilheteria do Curupira Mãe do Mato, no dia do evento. Os recursos arrecadados serão destinados aos profissionais indígenas que trabalharão no Festival Multicultural.


Serviço


Evento: Vidas Indígenas Importam

Data: 21/04 (Quinta-feira)

Local: Curupira mãe do mato

Horário: 17h às 23h

Valor: R$ 15,00

Post Relacionado

PC-AM prende jovem por roubo majorado a coletivo, ocorrido em 2021

Redator

Anvisa aprova fim da obrigatoriedade de máscaras em aviões

Shayenne

Em parceria com Ciama, Idam ministra curso de boas práticas de manejo do açaí em Benjamin Constant

Victória Farias