Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Feira de Agronegócios apresenta soluções de energias renováveis em estandes e oficinas

Com 90 estandes e mais de 30 atividades voltadas ao empreendedorismo no campo, a 2ª Feira de Agronegócios teve início quinta-feira, 18/8, e vai até domingo, 21/8, na Fazenda Santa Rosa, em Iranduba, com programação rica em oportunidades na zona rural.


Em alta no Amazonas, a adoção de novas tecnologias para geração de energia renovável é tema de três oficinas do evento.

Enquanto o Brasil teve alta de 55% na produção de energia solar em 2021, na comparação com o ano anterior, o Amazonas cresceu 132% no mesmo período. De acordo com dados do Sistema de Informações Energéticas do Ministério de Minas e Energia, foram produzidos 40,04 gigawatt-hora no estado a partir do sol, um número ainda tímido em escala nacional, mas com evidente tendência de alta. Fator de oportunidades, em especial no agronegócio.
E a ‘Energia renovável para o meio rural’ foi o tema da oficina apresentada pelo representante do Instituto Energia e Desenvolvimento Sustentável (Inedes), pós-doutor em planejamento de sistemas energéticos e professor da Ufam, Rubem Souza. Ele compartilhou informações sobre tecnologias já disponíveis para uso.

“Falamos sobre recursos hídricos, biomassa – através de biodigestor –, gaseificação, produção de biocombustíveis – que já é de porte maior e mais complexo – e também soluções para quem está no meio rural, que ainda se valem de fornos a lenha, soluções locais de fogões mais eficientes de fornos para farinha, que conseguem reduzir em 70% o consumo de lenha”, destacou.

Já a oficina ‘Biogás, uma solução energética para a Amazônia’, ministrada pelo engenheiro eletricista com especialização em fontes alternativas e renováveis de energia do Inedes, Aureo Matos, apresenta neste sábado, 20/8, uma solução simples e econômica para geração de energia no campo. “A gente quer agregar ao produtor que tomou a decisão de entrar nessa área de pecuária, que é possível gerar energia a partir da utilização dos dejetos desses animais”, ressaltou.
Na abertura oficial do evento, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, destacou o papel das novas tecnologias no agro. “Nosso país, hoje, é uma grande potência na produção de alimentos para o mundo inteiro, e, para isso, o ponto importante foi a adoção de novas tecnologias. Essa é a proposta da Feira de Agronegócios”, destacou.
A 2ª Feira de Agronegócios é uma realização da Fazenda Santa Rosa com apoio do Sebrae Amazonas, Prefeitura de Iranduba, Governo do Amazonas e Sistema Federação da Agricultura e Pecuária (Faea), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Fundo de Defesa Agropecuária (Fundepec).
O acesso à Fazenda Santa Rosa, na zona rural de Iranduba, é pelo quilômetro 12 da Rodovia AM-070, através do Ramal do Caldeirão, no quilômetro 5. Para mais informações, o interessado deve entrar em contato telefônico através do número 0800-750-0800.

Post Relacionado

Prefeitura convoca mais 73 profissionais de saúde para contratação temporária

Victória Farias

Prefeitura convoca bolsistas do Bolsa Universidade para contrapartida

Shayenne

Prefeitura utiliza técnica do ‘solo grampeado’ para conter grande erosão no bairro São Raimundo

Victória Farias