O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) realizou, no período de 7 a 14 de janeiro de 2021, levantamento com a percepção dos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo em relação à Black Friday e ao Natal 2021.
Com o intuito de apresentar um levantamento abrangente, foram ouvidos empresários dos mais variados segmentos do comércio varejista.
Em relação à sondagem, o presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, observa que os números apresentados refletem um momento de otimismo para o Comércio.
“Nós tivemos uma Black Friday e um Natal positivos. Apesar de todas as dificuldades, muitos empresários tiveram um faturamento acima do esperado. Essa evidência se dá, principalmente, pelo aumento nos postos de trabalho e pela arrecadação do Comércio para os cofres públicos por meio do ICMS”, avalia Frota.
A pesquisa foi realizada com 56 empresas do comércio varejista de Manaus.
Veja abaixo, os destaques:
PRINCIPAIS FORMAS DE PAGAMENTO NO MÊS DEZEMBRO DE 2021
– 32% empresas entrevistadas apontaram que o Cartão de Crédito Parcelado foi o preferido;
– 30% informaram que os clientes optaram pelo pagamento via PIX, segundo eles, os consumidores veem vantagens exclusivas nessa modalidade por conta dos custos das administradoras de cartões e bancos;
– Para 21% dos entrevistados, a principal forma de pagamento utilizada pelos clientes foi o pagamento à vista/débito automático;
– Para 13% e 4% das empresas, as modalidades mais utilizadas foram Cartão de Crédito à vista e Crediário/Carnê, respectivamente.
VENDAS NA BLACK FRIDAY DO ANO DE 2021 EM RELAÇÃO AO ANO DE 2020
– Para 48% dos entrevistados não houve registro de aumento no número de clientes em suas lojas em relação a Black Friday 2020, esses empresários responderam que as vendas foram iguais;
– 32% informaram que o desempenho ficou acima das expectativas, impulsionado pelas promoções realizadas na semana da Black Friday;
– 18% informaram que o varejo manauara teve uma Black Friday considerada abaixo da expectativa em termos de volume de vendas.
VENDAS NA SEMANA DO NATAL EM 2021 EM RELAÇÃO AO MESMO PERÍODO DE 2020
– 70% dos empresários entrevistados afirmaram que as vendas aumentaram;
– 21% responderam que as vendas foram iguais;
– 9% não tiveram um resultado satisfatório, com queda nas vendas.
AUMENTO DAS VENDAS NA SEMANA DO NATAL EM 2021
– 35% das empresas tiveram um aumento nas vendas entre 11% e 20%;
– Outras 35% tiveram um aumento entre 6% e 10%;
– 30% tiveram até 5% de aumento nas vendas.
QUANTITATIVO DE FUNCIONÁRIOS TEMPORÁRIOS CONTRATADOS DURANTE O PERÍODO QUE ANTECEDEU O NATAL EM 2021
– 41% contrataram de 3 a 4 funcionários temporários;
– 41% abriram oportunidade para contratar de 5 a 10 funcionários;
– Os 18% restantes contrataram 1 ou 2 funcionários.
SITUAÇÃO ECONÔMICA AMAZONENSE EM 2021 COMPARADA COM O MESMO PERÍODO DO ANO DE 2020 (12/2020 – 12/2021)
– 52% afirmaram que a situação econômica em 2021 se comparada à de 2020 foi um pouco melhor;
– 30% dos empresários entendem que foi muito melhor;
– 14% disseram que foi igual;
– 4% disseram que foi um pouco pior.
A ECONOMIA AMAZONENSE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022, NA VISÃO DOS ENTREVISTADOS:
– 50% afirmaram que o primeiro semestre de 2022 será um pouco melhor;
– 45% acreditam que será muito melhor;
– 5% acreditam que será igual.