Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Fapeam divulga resultados de editais de apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), vai dar apoio a 149 projetos de pesquisa. O investimento de quase R$ 17 milhões contempla propostas aprovadas nos editais do Programa de Apoio a Pós-Graduandos Fora do Estado do Amazonas (POSGFE), Programa de Fixação de Recursos Humanos para o Interior do Estado: Mestres e Doutores por Calha de Rio (Profix-RH), e Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30/12), após reunião do Conselho Diretor da Fundação.
Ao todo, 104 estudantes do Amazonas, que cursam ou que estão matriculados em cursos de mestrado e doutorado fora do estado, serão beneficiados por meio do edital do POSGFE. São 74 bolsas a mais do que estava previsto no edital, aumento que foi possível devido ao número surpreendente de propostas recomendadas pelo comitê de especialistas na análise de mérito.
O Conselho Diretor da Fapeam decidiu também ampliar os investimentos do Profix-RH diante da avaliação positiva das propostas e da disponibilidade orçamentária da Fundação. Os recursos são oriundos do tesouro estadual e impactam diretamente em competência técnicO-científica instalada no estado. As áreas de atuação são estratégicas, alinhadas ao Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Amazonas.

A ação inédita criada pelo Governo do Estado para atrair e fixar mestres e doutores no interior do Amazonas aprovou 27 projetos no âmbito do Profix-RH nos seguintes municípios: Presidente Figueiredo, Tefé, Tabatinga, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Humaitá, Coari, Iranduba e Carauari. Os pesquisadores vão atuar no desenvolvimento de pesquisas de cunho científico, tecnológico e de inovação, em instituições de ensino e pesquisa, assim como contribuir para resolutividade de problemas locais.
Outro programa pioneiro que teve o resultado divulgado é o Prodeb, destinado a apoiar projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, coordenados por professores que têm títulos de mestres e doutores e que atuam na educação básica. O Programa selecionou 18 propostas. Desse número, 16 são de professores da Secretaria de Educação e Desporto, e duas da Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus).
Avaliação – Lançados juntamente com outros editais no dia 7 de julho deste ano, data em que se comemora o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, os editais Prodeb n° 006/2021, Profix-RH n° 009/2021 e POSGFE n° 012/2021 seguiram o processo de seleção pública. As propostas submetidas foram avaliadas na etapa de enquadramento, com a análise da equipe técnica da Fapem em relação ao cumprimento dos requisitos e documentos solicitados para a concorrência ao edital.
Em seguida, cada proposta enquadrada foi submetida ao Comitê de Especialistas para a avaliação de mérito. Após as considerações técnicas e do Comitê de Especialistas, seguiram para aprovação do Conselho Diretor da Fundação.
FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

Post Relacionado

Com sinais de tortura, homem é esfaqueado e desovado na frente de escola no Nova Cidade

Shayenne

Prefeitura alerta para casos de estelionato com anúncio de apartamentos de habitação social

Victória Farias

Prazo para assinatura do termo de adesão da Bolsa Atleta vai até quinta-feira (19)

Shayenne