Blitz Amazônico
Educação

Evento traz práticas pedagógicas de sucesso em sala de aula com adultos e idosos

A 9ª Socialização de Práticas Pedagógicas da rede municipal, com a temática “A Práxis Educativa no Ensino e Aprendizagem de Adultos e Idosos: um processo de transformação e inclusão social nas turmas do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi)”, aconteceu, na quarta-feira, 24/7, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

A ação é parte integrante do projeto “Valorização da Pessoa Idosa”, da Prefeitura de Manaus, que está em pleno desenvolvimento com o intuito de ampliar as atividades desenvolvidas junto aos adultos e idosos em uma perspectiva de melhoria e qualidade de vida, sob todos os aspectos.

“Que maravilha podermos estar aqui para uma socialização de práticas onde estarão em evidências ações que foram exitosas e que estão contribuindo para o processo de aprendizado dos alunos que atendemos no Cemeapi”, destacou o diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Ferreira Mar, na abertura da ação.

O objetivo da atividade é que o corpo docente que atua nesses espaços possa apresentar suas ações pedagógicas exitosas e evidenciar que é possível alcançar bons resultados, por meio de atividades diversificadas e criativas, e que mesmo em situações adversas, é possível oferecer uma forma de ensino que dialoga e propicie um processo de transformação e inclusão social, segundo a coordenadora do Cemeapi, Joseane Costa.

“Essa ação, que está na sua 9ª edição, tem a intenção de apresentar práticas pedagógicas exitosas, bem como dar uma maior visibilidade ao que é desenvolvido nas instituições que trabalham com esse projeto de forma diferenciada com público de idosos e adultos atendidos pelo Cemeapi”, explicou Joseane.
Durante a ação, foram apresentadas 12 práticas pedagógicas realizadas nos espaços da cidade que têm Cemeapi, sendo seis por meio de banners e o restante a partir de slides e explicações.

Foram socializados trabalhos voltados à alfabetização, produção textual, de incentivo à leitura e escrita, além de projetos que usam estratégias pedagógicas mais inovadoras, como projeto que apresentou o uso do WhatsApp como ferramenta de aprendizagem nas atividades pedagógicas do Cemeapi.

Foi apresentada também a prática “Ampliando horizonte vocabular dos estudantes estrangeiros” na turma do clube de mães Cristina Bonattes, localizado no bairro Petrópolis.
O projeto visou oferecer o ensino da língua portuguesa e inglesa, principalmente a alunos venezuelanos, mas todos os estudantes se beneficiaram com a ação desenvolvida no clube de mães.

Para Erilane Nascimento, estudante do Cemeapi do clube de mães Cristina Bonattes, o projeto foi importante, sobretudo, para o conhecimento da língua portuguesa.
“Eu não sou venezuelana, mas o projeto foi enriquecedor na minha formação, porque serviu para agregar mais conhecimento sobre a língua portuguesa, aprendi a escrever palavras que só sabia falar. Então, esse projeto foi marcante e, acredito, que não só para mim, mas como para os colegas também”, frisou Erilane.

Post Relacionado

Prefeitura realiza edição do evento ‘Dia do Movimento Pró-Saúde e Cultural na EJA’

victoria Farias

Cetam tem mais de 16 mil inscritos em primeira oferta de cursos de 2022

Jessika Caldas

inscrições do Fies começaram nesta terça-feira (9)

Shayenne