Blitz Amazônico
Educação

Secretária de Educação dá início a programação da Semana de combate ao bullying 

Mais de 200 pessoas, entre educadores e estudantes da rede estadual de ensino, participaram da abertura da “Semana de Combate ao Bullying”, na tarde desta terça-feira, (09/04), no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, zona sul de Manaus.

Com o objetivo de sensibilizar, informar e convocar toda a comunidade a participar ativamente no desenvolvimento da convivência saudável e do respeito mútuo dentro do ambiente escolar, a ação faz parte do calendário da jornada pedagógica de 2024 feita pela Secretaria de Educação, juntamente das coordenadorias da capital e do interior.

A abertura contou com transmissão on-line para as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e escolas do interior, via Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam), e com participação presencial de mais 200 pessoas de forma presencial no auditório, entre educadores, coordenadores, técnicos da secretaria, palestrantes e alunos da 1ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Nathália Uchôa. O evento também contou com a participação do  Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) e da Coordenação de Atenção Psicossocial do Escolar (Capse). 

Conforme destacou a secretária executiva adjunta da Capital, Edilene Pinheiro, mesmo a semana de combate ao bullying sendo em abril, ao longo de todo o ano letivo são desenvolvidas ações nas escolas voltadas para a promoção da cultura de paz.

“As escolas precisam e é importante que elas façam esse trabalho de falar sobre o tema o ano todo. Nós, enquanto educadores, enquanto instituição e enquanto escola, é um dos nossos papéis fundamentais, trabalhar realmente essa cultura de paz nas escolas”, explicou a secretária adjunta da capital, Edilene Pinheiro.

A abertura 

A abertura contou com as palestras das assistentes sociais Maria Alcione Telles, Renata Freire e Ceiça da Silveira, do coordenador adjunto do Nise e delegado da Polícia Civil, Rafael Montenegro, da da delegada Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Juliana Tuma, e da psicóloga, Laena Portela.

O coordenador adjunto do Nise, Rafael Montenegro, ressaltou as ações do núcleo no combate ao Bullying. Ele explicou que o Nise, da Secretaria de Educação, age de forma integrada com a Deaai, com o objetivo principal de prevenção, combate e monitoramento de qualquer violência no ambiente escolar, sobretudo o bullying.

“Nós, como policiais, temos que trabalhar à frente do Nise sempre com a prevenção. Por meio de atividades como esta, que mostram esse tema tão importante no nosso ambiente escolar, e muitas vezes familiar, que se reflete na escola, é que levamos informações que vão ajudar a combater também o bullying”, disse o coordenador.

A integração escola e estudantes

A coordenadora da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE7), Mirian Verdes, afirmou que o evento é extremamente importante para tratar desse tema que merece atenção de toda a sociedade. Esse momento, segundo ela, vem reconhecer também o trabalho que já vem sendo feito nas escolas. 

“Vir hoje participar das palestras e ouvir as demais instâncias, parceiras da Secretaria de Educação, vêm para embasar ainda mais o nosso trabalho, fundamentar nossas ações e colaborar com os nossos alunos e os pais que precisem da nossa orientação”, disse a coordenadora.

O aluno Luiz Miguel Sabino, 16 anos, prestou atenção aos assuntos apresentados e reconheceu que é um tema que envolve diversas situações e pessoas. 

“Aqui está ensinando sobre o bullying, a psicóloga falou sobre o que pode ofender o amigo e como isso não é legal, também sobre a discriminação e o ciberbullying. Já me ocorreu e eu consegui vencer, e hoje estou aqui na palestra”, disse o estudante.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Post Relacionado

Escola Estadual Mayara Redman abre inscrição para curso de Libras 

EDI FARIAS

Prefeitura inicia atividades da Caravana da Educação Infantil com o tema “Stars Wars”

victoria Farias

Prazo para inscrições do Vestibular 2023, acesso 2024, e SIS, termina no dia 31 de agosto

EDI FARIAS