Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Estudantes universitários conhecem o trabalho da Visa Manaus em apresentação para cursos da área de Saúde

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou um evento especial nesta segunda-feira, 17/10, com a participação dos alunos dos cursos de enfermagem e farmácia da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), na sede da Visa Manaus, no bairro Cachoeirinha, zona Centro-Sul da cidade.


O objetivo é mostrar o alcance do trabalho da instituição.
A iniciativa foi do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária (Nuevisa), que vem promovendo uma integração cada vez maior entre a Visa Manaus, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a área acadêmica. O evento de hoje marcou uma nova etapa nesse esforço. Se antes os técnicos da vigilância municipal visitavam universidades, empresas privadas e outros órgãos públicos para ministrar palestras e apresentações, desta vez a instituição convidou os estudantes a conhecer presencialmente a sua estrutura e as suas atividades.
Gestores de todos os departamentos da Visa Manaus apresentaram as suas áreas de atuação: as Vigilâncias de Alimentos, Medicamentos, Engenharia Sanitária e Serviços de Interesse à Saúde; a Divisão de Controle de Processos; os Núcleos de Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade; e a Ouvidoria.

Em falas breves e didáticas, os servidores mostraram como o trabalho da Vigilância Sanitária abrange inúmeros aspectos da vida dos cidadãos, desde a conservação dos alimentos oferecidos em supermercados e restaurantes, à disposição correta de equipamentos hospitalares, das condições de estrutura predial em estabelecimentos ao controle de qualidade em empresas farmacêuticas, o trabalho da Visa Manaus foi apresentado em sua natureza transversal e multidisciplinar.
“Considero essa apresentação um momento ímpar, e muito importante, nos esforços de aproximação entre a Visa Manaus e a comunidade acadêmica, e uma oportunidade para mostrar aos estudantes que a Vigilância, longe de ser um órgão voltado apenas a punir irregularidades sanitárias, tem um trabalho preventivo consistente. Esperamos que, a partir do que foi apresentado hoje, os alunos possam propagar esses conhecimentos, e mudar a percepção da Vigilância Sanitária municipal, mostrando que ela é um elemento fundamental para o reforço da saúde e qualidade de vida da população”, afirmou o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.
Para a professora do curso de enfermagem da Fametro, Genilda Cascaes, a apresentação teve o mérito de apresentar um trabalho muito importante, mas que ainda é pouco abordado nos currículos dos cursos de Saúde.
“A importância desta visita para os acadêmicos foi, além de conhecer o trabalho da Visa Manaus, no âmbito das investigações, das denúncias, de todos os indicadores que nós temos na cidade, o de reforçar o próprio conceito de vigilância sanitária, o quanto ela perpassa as nossas rotinas e precisa ser observada com seriedade”, reflete.

Segundo a gestora do Nuevisa, Ana Felisa Guerrero, outras ações em parceria com universidades de Manaus estão em preparação para os próximos meses, buscando contribuir tanto para a formação de alunos quanto para a produção acadêmica voltada à área de vigilância sanitária.
“A Visa Manaus entende a importância da busca pelo aprimoramento constante dos processos de trabalho e da produção de conhecimento junto à sociedade. Portanto, essa colaboração, mais do que proveitosa, é transformadora para as duas partes. Vamos continuar estreitando e fortalecendo os laços com a comunidade acadêmica, e a população de Manaus, que vai receber um serviço cada vez melhor e mais qualificado, é a grande beneficiária”, explica.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus recupera asfalto em avenida principal no bairro Santa Etelvina

blitzamazonico

Após alta, esposa de personal que agrediu morador de rua se pronuncia pela primeira vez

Shayenne

Conheça 4 tipos de conjuntivite e saiba como tratá-las  

blitzamazonico