Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

Estados Unidos se unem ao UNODC e WCS para prevenir crimes ambientais na Bacia Amazônica

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Wildlife Conservation Society (WCS), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), apresentaram, nesta terça-feira (28/07), as iniciativas Conservando Juntos e ECOS, em cerimônia em Lima, no Peru, com a presença de autoridades governamentais, Ministério Público, corpo diplomático e representantes de organizações da sociedade civil.


A conservação da bacia amazônica é uma das prioridades da USAID, por isso, através dessas iniciativas regionais, contribui para tornar esta região florestal saudável e resiliente, garantindo o bem-estar das populações que a habitam.

O evento de lançamento contou com a presença do Ministro Conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos no Peru, John McNamara, que destacou a importância de valorizar a Amazônia e trabalhar com os governos e a sociedade civil do Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname para desafios transnacionais na região amazônica. O Ministro Conselheiro mencionou os dois projetos, através dos quais a USAID investirá 28 milhões de dólares nos próximos 4 anos.

Em nome da WCS, Daniela Pogliani, vice-diretora do projeto Conservando Juntos, destacou o papel da sociedade civil na promoção da conservação da biodiversidade amazônica, na defesa dos direitos de seus povos e na prevenção de crimes ambientais. “Os membros da sociedade civil, todos nós, temos um papel importante quando compramos, vendemos, votamos, fazemos voluntariado ou participamos de eventos sociais e culturais. Cabe a nós fazer a diferença”, destacou Pogliani durante o evento.

Jorge Rios, chefe do Programa Global de Crimes que Afetam o Meio Ambiente do UNODC, destacou a importância do trabalho interagencial e participativo que o projeto ECOS – Cooperação Regional para o Enfrentamento de Crimes Ambientais – promove.

Conservando Juntos trabalha no fortalecimento de redes de colaboração regional da sociedade civil que conectam experiências de povos indígenas e comunidades locais, empresas privadas, meios de comunicação, redes de jornalistas e outras organizações, para conservar a biodiversidade e prevenir os crimes ambientais na Amazônia do Brasil, Colômbia, Equador e Peru.

Por sua vez, o ECOS, implementado pelo UNODC em parceria com a USAID, busca melhorar a cooperação regional, a capacidade dos atores do sistema judiciário e da aplicação da lei para detectar, interceptar, investigar e judicializar crimes contra a conservação no Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

A transmissão completa do evento está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nFWLsQ6K2wc&t=1s.

Post Relacionado

Fotógrafos amazonenses realizam circuito e exposição “Manaus que Encanta Meus Olhos!”

Redator

Roberto Cidade comemora decisão do ministro Alexandre de Moraes que resguarda os incentivos da ZFM

Redator

Prefeitura inicia terceira turma do curso de cuidador de idosos

Victória Farias