Blitz Amazônico
Artigo & Opinião

Especialista fala sobre direitos dos pacientes com câncer

Muitas pessoas desconhecem que pacientes oncológicos têm direito a diversos benefícios legais, como isenção de impostos e apoio previdenciário. Para esclarecer essas questões, o Instituto Unidas para Sempre inicia uma série de lives quinzenais, ao vivo, às terças-feiras, às 20h30, no Instagram. (@unidasparasemprerj), com a participação da advogada Catiane Cabral, especialista em direito previdenciário. Os próximos encontros serão nos dias 8 e 22 de julho.

Durante os encontros, a advogada vai tirar dúvidas sobre temas como INSS, isentos de IPTU e IPVA, aposentados por invalidez, auxílio-doença, entre outros direitos garantidos por lei, mas muitas vezes desconhecidos ou negligenciados.

– A burocracia e o desconhecimento ainda são os maiores obstáculos enfrentados pelos pacientes no tratamento. Por exemplo, no INSS uma pessoa para obter seus direitos, precisa ter diversos laudos de perícias específicas. Para economizar tempo e recursos, é importante saber o que fazer e qual buscar – explica o especialista.

A iniciativa é liderada por Jaqueline Chagas, paciente de câncer de mama e fundadora do Instituto Unidas para Sempre. Segundo ela, o objetivo é capacitar pacientes oncológicos e seus familiares, que frequentemente enfrentam leis que não são devidamente cumpridas. “Queremos mostrar que é possível lutar legalmente pelos seus direitos”, afirma.

Sobre o Instituto Unidas para Sempre

O Instituto Unidas para Sempre nasceu nas redes sociais como um espaço de acolhimento e troca entre mulheres em tratamento oncológico.

Hoje, a rede conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionistas, advogados, médicos, assistentes sociais, terapeutas e outros profissionais, que atuam voluntariamente para atender famílias em situação de vulnerabilidade.

“Nosso objetivo é oferecer apoio completo para quem enfrenta o câncer, especialmente aqueles que não têm acesso a serviços essenciais”, afirma Jaqueline.

Post Relacionado

Artigo / Opinião – O que é necessário para empreender em 2024? – por Leonardo Chucrute, Gestor em Educação e CEO do Zerohum

victoria Farias

Estimulando o desenvolvimento cognitivo infantil – por Luciana Brites, Mestre e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento

victoria Farias

Terapia de ondas de choque: Tratamento eficaz para lesões em atletas

Redação