Blitz Amazônico
Meio Ambiente

Emergência climática exigirá cerca de US$ 6 trilhões até 2030

A mobilização necessária para enfrentar a emergência climática e ecológica exigirá cerca de US$ 6 trilhões em investimentos até 2030, segundo a Comissão Global sobre Economia e Clima.

O tema estará em debate no 2º Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza (FFCN) que será realizado no Rio de Janeiro no fim deste mês. O encontro vai discutir também, entre outras estratégias, modelos financeiros e políticas públicas que conciliem desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade.

A mobilização será organizada por sete instituições da sociedade civil:  Instituto Arapyaú, Instituto AYA, Instituto Clima e Sociedade (ICS), Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia, uma rede de mais de 600 integrantes, representantes dos setores público e privado, academia e sociedade civil.

>>Presidente da COP30 defende novas formas de financiamento climático

Com a participação de líderes nacionais e internacionais, o fórum tem ainda por finalidade consolidar o protagonismo do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono, socialmente justa e positiva para a natureza.

O encontro nos dias 26 e 27 é parte da preparação para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025; o fim da presidência brasileira no G20 e a transição para a liderança sul-africana; além da presidência do Brasil no Brics.

A 2º edição do Fórum quer aprofundar também a discussão sobre como países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, podem criar ambientes institucionais e regulatórios propícios ao investimento em tecnologias e práticas sustentáveis, observando a vocação de cada país no processo de elaboração.

Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/meio-ambiente/noticia/2025-05/emergencia-climatica-exigira-cerca-de-us-6-trilhoes-ate-2030

Post Relacionado

Educação ambiental: Sema inicia ações de prevenção às queimadas e desmatamento ilegal

EDI FARIAS

Escola Dulcineia Varela Moura abraça causa ambiental com apoio do Grupo Raio de Sol

blitzamazonico

Concurso de Fotografia integra programação do Dia Mundial da Limpeza

EDI FARIAS