Blitz Amazônico
diversão

Em Manaus, exposição ‘Sesá Ixé: Olhar Eu’ celebra trajetória da artista indígena Auá Mendes 

Mostra está em cartaz na Galeria do Largo, com 23 obras inéditas

A exposição “Sesá Ixé: Olhar Eu” está em cartaz na Galeria do Largo, no Centro Histórico de Manaus, com 23 obras inéditas da artista indígena Auá Mendes, da etnia Mura. Pinturas, arte digital e intervenção de graffiti compõem a mostra que celebra a trajetória da manauara radicada em São Paulo há cinco anos.

Com curadoria de Cléia Viana, as criações para esta itinerância exploram uma “cartografia afetiva” entre memória ancestral e transfeminilidade, com técnicas que evocam o expressionismo de Kokoschka e a ousadia de Anita Malfatti. 

A mostra, reinterpretada para o contexto amazônico, amplia a versão original da Ação Educativa, realizada em São Paulo, em 2024, com Vera Nunes como curadora. 

Nascida em Manaus, em 1999, Auá Mendes é artista visual, designer gráfica, ilustradora, muralista, grafiteira, arte-educadora e se consolida como força da arte contemporânea com passagens pela 18ª Bienal de SP e 1ª Bienal das Amazônias, além de projetos para Nike, Google, Banco do Brasil e Converse BR. 

A exposição “Sesá Ixé: Olhar Eu” tem apoio do Converse BR e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A mostra é aberta ao público, de quarta-feira a domingo, das 15h às 20h, até 7 de setembro. 

FOTO: Divulgação

Post Relacionado

Fábrica de Eventos anuncia data do ‘Tardezinha’, evento liderado por Thiaguinho

blitzamazonico

Inscrições gratuitas para oficina de filmagem com Orlando Júnior

victoria Farias

NEOJIBA apresenta dois espetáculos gratuitos no Teatro Amazonas nesta semana

victoria Farias