Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolícia

Em Manaus e Maués, PMAM promove reuniões sociais e comunitárias pelo programa Governo Presente

As ações do Programa Governo Presente – Comunidade Mais Segura, prosseguem na capital e interior, com reuniões e visitas comunitárias em Manaus e em Maués (a 276 quilômetros da capital).
Em uma das ações realizadas na segunda-feira (04/04), a 8ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) fez uma visita comunitária à Escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro da Silva, localizada na rua Igarapé do Franco, bairro Santo Agostinho, zona oeste da cidade.
Durante a visita, que também integra a atividade rotineira de Ronda Escolar, foram tratadas questões que envolvem a segurança pública e infraestrutura da unidade e das ações de implementação do Programa Governo Presente na localidade.

Foram discutidos temas como solicitações de ronda escolar, visando fortalecer o relacionamento entre a comunidade e a corporação. Foram ainda repassados os contatos telefônicos da unidade para demandas de policiamento.
Em outra atividade na tarde de ontem (04/04), o comandante da 23ª Cicom, capitão PM Michell, recebeu Margareth Y. Obara, coordenadora de uma organização não governamental (ONG). Durante o encontro, foram discutidos problemas sociais da comunidade e de segurança pública na localidade de abrangência da unidade. Também foi apresentado à coordenadora o Programa Governo Presente – Comunidade Mais Segura.

Maués – A 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Maués realizou, na última semana de março, uma formatura com estudantes do projeto Escola Segura, Aluno Cidadão, desenvolvido pela unidade na Escola Estadual Professora Santina Felizola, que tem uma comunidade discente em torno de 600 jovens.
O objetivo do projeto é promover ações de cidadania, meritocracia e disciplina nas escolas da rede pública de ensino. A iniciativa é realizada pela PMAM em parceria com a secretaria estadual de educação e também com abrangência às escolas municipais.
Participaram do evento o subcomandante da 10ª CIPM, tenente PM F. Cláudio, e a gestora da unidade de ensino, professora Adriana Mafra, além de outros profissionais da segurança pública, professores, pais e colaboradores escolares.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus apresenta conceito do projeto à Suframa em comemoração aos 55 anos da ZFM

Redação

Faltando 79 dias para o fim do ano, a Prefeitura de Manaus atingiu em setembro, conforme dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a soma de 91,2% de todos os processos analisados em 2021: são 425 análises em 2022 contra 466 de todo o ano passado. Na maioria dos processos analisados pelo colegiado de planejamento urbano municipal está a Regularização e Habite-se (197 ou 46,35%), seguido de certidões em geral (150 ou 35,29%) e aprovação de projetos (59 ou 13,88%). Do total, 83%, ou 352, tiveram decisão por provimento integral, e outras 15 (4%) por provimento parcial. Outras 58, correspondente a 14%, foram indeferidas. O CMDU analisa processos desde licenças, Habite-se, renovações e certidões de licenciamento que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O colegiado reflete parte do desenvolvimento urbano da capital e tem papel estratégico na gestão e construção da política para melhoria da cidade, dirimindo desde questões sociais, técnicas a habitacionais”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Entre os processos que também vão para o conselho constam aprovação e regularização de edificações; análises e aprovação de medidas mitigadoras e compensatórias para empreendimentos de impacto urbano-ambiental; decisões sobre pedidos de alteração de uso do solo, com atuação da Comissão Técnica de Planejamento Urbano (CTPCU); diligências, entre outros. A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, realizado sempre às quartas-feiras (exceto feriados e pontos facultativos), um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, além dos requerentes dos processos em pauta, caso tenham interesse de participar. Atividade O CMDU é uma importante ferramenta de apreciação de projetos para o bem público, valorizando o esforço do empresariado ao cidadão comum, que busca regularizar sua obra e fazer o melhor pelo urbanismo da cidade, atendendo a legislação em vigor. O conselho foi criado na Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O conselho ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Victória Farias

Torcedor do Flamengo acusado de assediar repórter no Rio recebe alvará de soltura

Redação