DA REDAÇÃO BLITZ AMAZONICO
A professora Maria Raimunda Araújo de Souza foi homenageada na tarde desta segunda-feira (25), pelo projeto Desenvolvendo Habilidades de Leitura e Escrita em Adultos e Pessoa Idosa, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) por sua contribuição como docente no Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa – SEMED MANAUS.
Vale destacar que o Prêmio Professor Inovador é um projeto da Deputada Estadual professora Therezinha Ruiz (PSDB/AM). Sobre o pratica pedagógico Desenvolvendo Habilidades de Leitura e Escrita em Adultos e Pessoa Idosa consiste em práticas exitosas por meio do uso de material impresso e jogos de alfabetização. Os beneficiados são adultos e pessoas idosas a partir dos 30 anos de idade.
O PORTAL BLITZ AMAZÔNICO conversou com a professora Maria Raimunda Araújo de Souza que explicou em detalhes sobre esse importante projeto social.
“Na verdade, o projeto e composto por práticas educativas que nós chamamos de práticas exitosas. Essas práticas são o diferencial do professor em sala de aula. Nós temos uma programação de ensino fornecida pela SEMED – Secretária Municipal de Educação que é a Proposta Curricular. Nós seguimos a proposta do EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Essa proposta é fundamentada no Plano Nacional de Educação do MEC – Ministério de Educação e Cultura e na Lei de Diretrizes e Base da Educação. Então com base nessas propostas o professor faz seu plano mensal e estrutura suas aulas. Dentro da minha Comunidade, como professora, eu procuro ter responsabilidade social com os meus alunos, adaptando o que for necessário para a melhoria do aprendizado deles. É aí que surgem as práticas exitosas que são aulas diversificadas, dinâmicas, interativas e inclusivas, com o uso de material impresso, jogos e brincadeiras. Meu público é formado por pessoas a partir dos 30 anos e idosos que precisam ser alfabetizados ou não concluíram o Ensino Fundamental I, que vai do 1° ao 5° ano. Para que eles aprendam mais rápido e melhor eu uso o método de ensino Psicopedagógico de Emília Ferreiro e Técnicas Construtivista.
E o resultado foi este belíssimo trabalho, com o qual participei do 3° Prêmio Professor Inovador em 2021, cujo livro foi lançado está semana com a publicação de 493 trabalhos de vários professores de diversos municípios do Estado do Amazonas”.
Questionada sobre os requisitos para participar do programa educacional, a professora Maria Raimunda Araújo de Souza destacou as condições para ingressar.
” Para se matricular o aluno tem que não ter concluído o 5° ano do ensino fundamental e idade a partir dos 30 anos”.
Esse trabalho social e pedagógico vem dando frutos e o reconhecimento veio por intermédio dessa homenagem prestada pela ALE/AM. A docente falou como tudo aconteceu.
“Esse artigo que eu publiquei no livro Professor Inovador de 2021, que é do Prêmio Professor Inovador da deputada Terezinha Ruiz, a qual, junto com sua equipe faz este excelente trabalho de divulgação das práticas dos professores há três anos na GATC na 3ª publicação e o ano passado eu concorri, ganhei, fui selecionada, meu artigo foi selecionado para sair em um dos volumes. Foram 493 professores selecionados de vários os municípios de Manaus, ontem foi a socialização, na verdade, o lançamento do livro, lá na assembleia”.
Ainda sobre o prêmio, a professora falou sobre o tema.
“O Prêmio Professor Inovador de 2021 premiou os 10 melhores trabalhos com troféus e prêmios em dinheiro no final do ano passado nas sete categorias onde nós concorremos. Na Escola Estadual onde eu sou pedagoga, o meu professor de língua portuguesa Walex Dumont ganhou o primeiro lugar na categoria educação especial e eu concorri pela SEMED com a educação de adultos e idosos, representando a Secretária Municipal de educação,” finalizou