Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaTCE_AM

​Direitos humanos e desenvolvimento sustentável marcam Painel Internacional no TCE-AM

Com apresentação do professor doutor da Universidade de Valladolid, da Espanha, Javier Garcia Medina, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP) realizou, na manhã desta segunda-feira (30), o 1º Painel Internacional “Direito ao desenvolvimento sustentável e a importância da Amazônia no mundo globalizado”.


Realizado no auditório da Corte de Contas amazonense com a presença de ao menos 300 servidores, estagiários e terceirizados, o Painel Internacional também teve transmissão ao vivo por meio das redes sociais oficiais do TCE-AM, como Facebook e YouTube.
Ao dar início ao evento e agradecer aos participantes, o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro, destacou a importância da reflexão dos direitos das populações que vivem no bioma amazônico.

“Esse é um evento fundamental para tratar sobre um assunto que concerne a todos nós. Hoje temos o prazer de receber a presença do professor Javier Garcia Medina que trata justamente sobre a importância da Amazônia dentro de um quadro inclusive jurídico, tendo em vista o momento em que temos dificuldades de firmar, por exemplo, nosso polo industrial devido a políticas econômicas. Temos que refletir sobre qual o papel da Zona Franca de Manaus, qual o papel dos incentivos que se dá a região amazônica”, afirmou o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

Segundo o coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello, a realização do Painel Internacional faz parte de série de ações realizadas pela Corte de Contas voltadas para a preservação do meio ambiente e incentivo ao desenvolvimento sustentável.
“O TCE-AM é um dos órgãos que mais enfatiza o tema dessa conferência, o qual é determinante não apenas para o enfrentamento do problema, mas também para o nosso futuro”, ressaltou o conselheiro Mario de Mello.

Convidado especial do encontro, o painelista Javier Garcia Medina tratou principalmente sobre a ligação entre direitos humanos e preservação da natureza, com foco na Amazônia. Segundo ele, as violações aos direitos de amazonenses, por exemplo, refletem em problemas que incidem ao redor de todo o mundo.
“Minha apresentação consistiu em deixar claro uma ideia de proteção aos direitos fundamentais dos seres humanos, em especial os amazonenses, já que se vulneráveis. Violações a esses direitos repercutem em meus direitos na Espanha, por exemplo. Precisamos criar uma consciência global para perceber que qualquer excesso repercute em meus próprios direitos e isso envolve a fundamental participação e comprometimento desde cidadãos, empresas e órgãos públicos que devem primar pela proteção aos direitos fundamentais e aos cuidados com o meio ambiente”, explicou.
Mediador da palestra, o professor doutor da Alfa Educação, Lauro Ishikawa, destacou que a realização do Painel Internacional representa o início de uma parceria entre os setores da academia e os órgãos públicos.
“Esse é o início de uma parceria que envolve academia, órgãos públicos e inclusive órgãos internacionais numa tentativa de tornar viva uma das pautas da ODS, a de número 17, que trata sobre essa participação conjunta de acadêmicos com poderes públicos institucionalizados. Uma parceria nesse sentido é fundamental, ainda mais com a presença e apresentação de um professor europeu, que vem vivenciar esse tema de direitos e sustentabilidade nesse que é um dos palcos mais importantes do meio ambiente, a Amazônia”, disse.

Também estiveram presentes durante o encontro os conselheiros Yara Lins dos Santos, Júlio Pinheiro e Fabian Barbosa, além de procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), representados pelo procurador-geral João Barroso e pelos procuradores Fernanda Catanhede e Ruy Marcelo. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima; Elza Vitória Pereira de Mello esteve representando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); Ebenézer Bezerra, secretário municipal de Administração representou o prefeito de Manaus, David Almeida; Já Carlos de Carvalho Freitas representou o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga.

Post Relacionado

Unidades de saúde do Amazonas são selecionadas para participar de programa sobre Cuidados Paliativos

Victória Farias

Prefeitura divulga lista de selecionados para Competição de Ideias ‘Inovathon’

Redação

Douglas só coloca homens no VIP e Arthur Aguiar divide Xepa com todas as mulheres da casa

Jessika Caldas