Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaSaúde

Dia Mundial do Sono: médica alerta para importância de dormir bem

 Manaus (AM) – No Dia Mundial do Sono, comemorado nesta sexta-feira (18), a pneumologista e especialista em medicina do sono, Ana Carla Duarte, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ressalta a importância de ter uma noite de sono adequada e os benefícios para a saúde, sobretudo a prevenção de doenças cardiovasculares, psiquiátricas e neurológicas.

Dia Mundial do Sono

Alguns sinais de problemas com o sono são detectáveis e devem ser levados a um profissional de saúde. – Gilmar Miranda/SES-AM


“Ter uma noite de sono adequada é um sonho na nossa sociedade cheia de compromissos sociais. Quando o indivíduo não dorme adequadamente, é muito comum ficar irritado, sonolento, ter sensação de fadiga, alteração do humor, lapsos de memória e dor de cabeça. Algumas doenças podem piorar devido ao sono não restaurador. Normalmente, durante o sono há diminuição da pressão arterial e quando não ocorre essa redução pode sugerir algum distúrbio do sono, como insônia e apneia do sono”, explicou a médica da Fundação Hospital Adriano Jorge.

Um dos benefícios de ter um sono regulado é a prevenção de doenças. Conforme a médica, doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, psiquiátricas e neurológicas podem surgir e agravar devido ao indivíduo não ter um sono de qualidade.


“Existem várias doenças do sono, mas a mais frequente é a insônia, caracterizada pela dificuldade em iniciar o sono ou mantê-lo. Ou um despertar precoce com uma ocorrência cerca de três vezes por semana acompanhada de repercussões diurnas como irritabilidade, perda de memória, fadiga e baixo rendimento no trabalho. A apneia do sono é caracterizada por episódios recorrentes de pausa respiratória acompanhada de ronco com ou sem sonolência diurna”, alertou a especialista em medicina do sono.

Segundo a especialista, alguns sinais de problemas com o sono, que são variados e podem gerar distúrbios, são detectáveis e devem ser levados a um profissional de saúde.

O tratamento para distúrbios do sono deve ser iniciado com o primeiro atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de responsabilidade das prefeituras municipais.

Após essa primeira avaliação, o usuário será encaminhado para uma unidade da rede pública estadual caso seja necessário acompanhamento especializado.
Dicas

De acordo com a pneumologista, para se ter uma boa noite de sono é necessário adotar alguns hábitos durante a rotina diária e antes de dormir.


“O sono é uma construção. Para termos um sono adequado à noite precisamos ter uma rotina que favoreça o sono: uma rotina com horários definidos para dormir e acordar, exercícios mais leves à tarde e diminuição do estresse no final da tarde, diminuição de estímulos luminosos à noite oriundos de aparelhos eletrônicos. Para se ter um sono de qualidade precisamos de rotina, quantidade e qualidade de sono adequadas a necessidade de cada indivíduo”, afirmou a médica.

Outra dica importante, segundo a especialista, é relaxar e acalmar a mente com exercícios leves, como caminhadas e hidroginástica, fazer orações e realizar meditação mindfulness.

A especialista recomenda manter a iluminação desligada durante o sono, pois a luminosidade informa ao cérebro que o corpo ainda está acordado.


“Uma dica importante para favorecer o sono é diminuir a luminosidade do quarto e desligar aparelhos eletrônicos. Pois, quando exposto a fonte de luz, há atraso da liberação da melatonina, hormônio que favorece o início do sono, pela glândula pineal situada no cérebro”, explicou.

*Agência Amazonas

FOTOS: Gilmar Miranda/SES-AM

Edição Web: Bruna Oliveira

Post Relacionado

TRABALHADOR É BALEADO POR ASSALTANTE NO JORGE TEIXEIRA APÓS RECUSAR ENTREGAR MOTO PARA BANDIDO

Patrick

Brasil somou 4,87 milhões de empresas ativas em 2020

Redator

Moradores de Iranduba enaltecem Prato Cheio inaugurado na cidade

Redator