Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Deputado Ricardo Nicolau propõe sistema integrado em unidades de saúde para melhorar o atendimento de pacientes

O vice-presidente da Comissão de Saúde da Aleam destaca que má gestão do governo causa superlotação de unidades e pacientes são atendidos nos corredores.

O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) afirmou que as unidades de saúde do governo estão desorganizadas, o que trava o atendimento dos pacientes. O parlamentar propõe que seja criado um Centro Integrado de Atenção à Saúde (CAIS) para integrar ações das Unidades Básicas de Saúde com hospitais para acelerar a produtividade dos hospitais.
O vice-presidente da Comissão de Saúde também propõe a criação de Tratamento Fora de Domicílio (TDF) intermunicipal para atender pacientes do interior.
“O CAS é um centro de especialidades médicas de consultas e exames e isso vai ampliar o atendimento nos hospitais. O que não for possível ser feito no município, estamos propondo do TFD intermunicipal o que vai permitir o acidente sair de sua cidade com a solicitação do exame, passagem e ajuda de custo”, ressalta.
O vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) destaca que má gestão do governo causa superlotação de unidades e pacientes são atendidos nos corredores.
Ação parlamentar
Como parlamentar, Ricardo Nicolau atua em ações que refletem em melhorias no sistema de saúde do Amazonas, como o projeto que institui o “Check-up Feminino” para orientação e prevenção de doenças em mulheres do Amazonas.
O PL 122/2022 está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Ricardo Nicolau também defende mais direitos para pacientes com câncer e passe livre no transporte coletivo intermunicipal do Amazonas.
A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) nº 53/2022 que também está em análise na CCJR.
Câncer do colo do útero
Entre as diferentes frentes de trabalho de Ricardo Nicolau contra o câncer do colo uterino, estão as suas emendas que somam R$ 4,6 milhões para custear exames preventivos em todas as 62 cidades do Amazonas.
O vice-presidente da Comissão da Saúde da Aleam destinou mais R$ 3,2 milhões em emendas, ainda em 2021, para viabilizar a construção e equipagem do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu).
Foto: Marcelo Cadilhe


Post Relacionado

PC-AM prende homem por golpe envolvendo falsidade ideológica em agência bancária

Redação

Policlínica Gerontológica da FUnATI inicia testes rápidos

Redação

Prefeitura atende quase 50 pontos de Manaus com serviços de limpeza nesta quinta-feira

Victória Farias