Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

CTFC debaterá altos valores dos serviços da ENEL- Ceará

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) promoverá reunião na próxima sexta-feira (1/7), em Fortaleza (CE), a partir das 10h, para discutir a qualidade e os altos valores das tarifas dos serviços prestados pela ENEL Distribuição Ceará. A proposta foi solicitada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).
O senador afirma que o estado do Ceará apresenta uma das tarifas de energia mais caras do mundo e possui muitas reclamações registradas por consumidores, por conta de cobranças abusivas.
“Em 2020, segundo o Procon Fortaleza, a ENEL – CE somou o maior volume de queixas registradas ao órgão entre janeiro e agosto, e no no ranking das empresas mais reclamadas em Fortaleza, em 2021, ocupou o segundo lugar. No DECON-CE, órgão do Ministério Público do Estado do Ceará foram registradas 7646 reclamações no período entre 2019 e 2022, conforme registros do SINDEC (SISTEMA NACIONAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR). Para a surpresa negativa de todos, em 2021, foram realizadas 1436 reclamações, enquanto apenas nos 4 primeiros meses de 2022 já foram abertos 1060 registros. No Procon Municipal de Fortaleza-CE, entre 2020 e abril de 2022, foram mais de 6500 atendimentos de consumidores insatisfeitos com os serviços da distribuidora, sendo o ano de 2021 o recorde com 3143 reclamações. Dessas reclamações no último biênio, 4.547 eram de cobranças abusivas, ou seja, 70% dos registros. Lançada em junho de 2014, a plataforma consumidor.gov.br implementada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já registra 8851 reclamações contra a ENEL – CEARÁ”, explica Eduardo Girão.
Entre os convidados, já confirmaram presença para a audiência pública:
• Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC,
• Francisco Everton da Silva, 1º Tesoureiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará – Fecomércio/ CE,
• Flávio Aragão, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Usuários do Serviço Público da OAB/CE,
• Thiago Figueiredo Fujita, Presidente da Associação Cearense de Defesa do Consumidor – ACEDECON/CE.

Fonte: Agência Senado

Post Relacionado

Procon-AM notifica Loterias Caixa por venda casada em aplicativo

Redator

Maiores organizadores de festas clandestinas de Manaus mandaram tocar fogo em helicópteros do ibama

Shayenne

Prefeitura atua de maneira emergencial em principal via do Manoa

Patrick