A Prefeitura de Manaus, por meio do setor de Educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), levou uma palestra, na manhã desta sexta-feira, 7/10, sobre o projeto “Trânsito na Escola”, à unidade escolar municipal Tancredo Neves, zona Leste.
O objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância de respeitar as normas e condutas que regem o Código Brasileiro de Trânsito.
Segundo a educadora de trânsito, Rineida Liege, o projeto está sendo aplicado de forma temática e lúdica, a fim de oferecer um aprendizado divertido com foco em despertar a curiosidade das crianças no período do ensino-aprendizagem.
“É preciso destacar que, vivenciando essas situações, cresça a conscientização, gerando assim a prevenção, o respeito da promoção de um trânsito mais seguro. Por esses projetos eles podem agir como agentes educativos em suas famílias e divulgar as regras e leis de trânsito como colaboradores”, disse Rineida.
De janeiro a agosto deste ano, os educadores do IMMU já realizaram palestras em mais de 35 escolas, entre públicas e particulares, e já atingiram um público de mais de 5 mil alunos, professores e funcionários.
O programa “Trânsito na Escola” prevê que as crianças tenham consciência das normas de trânsito de forma interativa, identificando os principais motivos de acidentes, as cores dos semáforos e faixa de pedestres. Durante as atividades, as crianças ainda puderam ter acesso a cartazes e cartilhas sobre o trânsito.
“O projeto é necessário para ajudar a construir, desde a base, um trânsito mais seguro. É da base que ensinamos e aprendemos as leis, e como nos comportamos na via. Por isso, é muito importante o contato direto com as crianças. Creio que no futuro, esses ensinamentos estarão mais presentes na vida delas, estamos otimistas”, comentou Uarodi Guedes, diretor de engenharia do IMMU.