Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Consumidor que ficar sem luz por quatro horas tem direito a desconto na conta; saiba mais

 Amazonas – É frustrante quando ocorre uma queda de energia elétrica. Mais frustrante ainda é quando essa falha no fornecimento de energia causa danos e prejuízos. Com isso uma dúvida surge: é possível ser indenizado pela falta de energia elétrica? O consumidor que ficar sem luz por quatro horas tem direito a desconto na conta. Entenda Mais!


Na última semana, a interrupção no fornecimento de energia causada pela forte chuva atingiu 380 mil consumidores em Manaus e municípios próximos à capital. Pelo menos 37 bairros ficaram ser energia elétrica na capital e 63 alimentadores foram desligados Iranduba e Manacapuru foram duas cidades da Região Metropolitanas atingidas, segundo informou a concessionária Amazonas Energia.Mas, a quem posso recorrer pela falta de energia elétrica?

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informou que foi aberto um processo administrativo para apurar o tempo de resposta da concessionária Amazonas Energia após a queda de energia elétrica em diversos bairros de Manaus.

Em caso de falta de energia, a reclamação deve ser feita diretamente à distribuidora de energia da sua região. Caso o problema não seja solucionado, é preciso entrar em contato com a ouvidoria da distribuidora e informar o número de protocolo da reclamação. Se ainda assim o problema não tiver sido resolvido, é necessário registrar a reclamação na Aneel.

“Como a energia é contabilizada por meio de medidor, então você paga o que consome. A concessionária pode sim ser multada pelo órgão competente, porque a prestação de serviço de luz e água deve ser contínua, não pode haver interrupção e essa parada deve ser justificada. Não pode ser uma falha da concessionária. O consumidor deve denunciar a queda de energia”, explica o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Conselheiro Seccional da OAB/AM, Nicolas Gomes.

Existe um limite de tempo para ficar sem energia?
Existe um tempo limite para o consumidor ficar sem luz e solicitar a indenização da conta de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o cliente que sofrer com a falta de luz em um período de até quatro horas tem o poder de receber um desconto na conta de energia.

Ainda que a interrupção do fornecimento de energia tenha ocorrido devido às chuvas, acidentes ou qualquer outro motivo, a concessionária de energia elétrica se responsabiliza pelo ressarcimento dos danos causados, segundo o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor.
“E caso houver algum prejuízo material, pode acionar a justiça. E também se houver a interrupção de energia por uma grande parte de tempo, o consumidor deve procurar a orientação de um advogado para que ele analise e diga se há possibilidade de ingressar em uma ação judicial para reparar o dano”, orienta Gomes.

Em caso de queima de aparelhos elétricos, o consumidor deve apresentar uma reclamação diretamente à concessionária. Ele preencherá um formulário padrão, relatando o que aconteceu.

“Sobre o eletrodoméstico danificado, é preciso ter a nota fiscal para poder requisitar o ressarcimento administrativamente perante o Procon ou judicialmente por meio de uma ação”, destaca.


FONTE: PORTAL CM7 

Post Relacionado

‘Crianças do Guetto’ chega à sua quinta edição beneficiando público infantil da zona sul de Manaus

Victória Farias

IMAGENS FORTES! Mulher é agredida a facadas e com pedaço de pau cheio de prego após ser flagrada furtando em feira. TUDO FILMADO. VEJA VÍDEO

Jessika Caldas

Prefeitura de Manaus realiza ação ambiental pelo Dia Internacional das Florestas

Patrick