1 – Cobras
As cobras do gênero Chrysopelea são chamadas de voadoras, mas elas não conseguem sair do chão e voar. Esses animais precisam estar em algum lugar alto, como por exemplo, a copa de uma árvore, para que elas “voem”.
Quando elas saltam desses lugares altos, elas deixam seu corpo totalmente achatado fazendo com que elas planem. Essas cobras são nativas do sul e sudeste da Ásia e podem planar distâncias de 100 metros.
O motivo dessa adaptação dessas cobras é para que elas fujam de predadores, consigam perseguir suas presas e se deslocar de um lugar para o outro.
2 – Esquilos
3 – Lêmures
Os lêmures voadores são um mamífero que só vive no sudoeste da Ásia. Eles conseguem voar graças a um grande membrana de pele, que vai do rosto à cauda. Além disso, seus ossos finos e leves também ajudam nesse voo, que pode ser mais de 60 metros entre uma árvore e outra.
Uma curiosidade é que, depois do morcego, esses lêmures voadores, ou colugos, são os mamíferos mais adaptados para o voo.
4 – Lagartos Draco
5 – Rãs
Dentre as espécies de rãs, a Rhacophorus nigropalmatus é uma que consegue voar. Ela tem membranas entre os dedos compridos e usam os membros para ganhar impulso em um lugar alto. Fazendo isso, quando elas estão no ar as membranas funcionam como paraquedas.
Esses animais vivem em florestas tropicais, principalmente no sudoeste da Ásia, e passam a maior parte do tempo nas árvores. O voo delas tem como objetivo a captura de insetos no ar.
6 – Peixes
Imagens: Reprodução
Fonte: Fatos Desconhecidos