Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Colaboradores do planejamento da prefeitura farão parte de visitas em campo do ‘Vivendo o Nosso Centro’

Além de investimentos próprios do Tesouro municipal para preservação e reabilitação do centro histórico, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), investe, ainda, em recursos humanos e em ações para atuar na educação patrimonial junto à sociedade.


E, neste sábado, 12/8, a partir das 8h, iniciam as visitas com roteiro pelo centro antigo da capital, com um ciclo de educação patrimonial, cultural, edificado e arqueológico, para que a população possa ser parte e tenha pertencimento do território.

As visitas são abertas ao público, mas para grupos de 25 pessoas, com pré-inscrição. Ao final de cada visita, os participantes vão receber um certificado de atividade extracurricular complementar. A educação patrimonial conta com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Fora o grupo pré-inscrito gratuitamente, que fará o tour do “Vivendo o Nosso Centro”, colaboradores do Implurb se juntam ao movimento para ajudar na construção e divisão desse conhecimento. As ações de educação integram o programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida.

“A intervenção do ‘Nosso Centro’, que tem as primeiras obras neste momento, com duas construções emblemáticas, o mirante Lúcia Almeida e o casarão Tiago de Mello, tem todo um trabalho nos bastidores. E, nos bastidores, a gente acaba construindo e dividindo o conhecimento, porque o conhecimento não é congelado, ele é contínuo, ele é linear. Contar com a equipe em campo, dos nossos colaboradores, ajuda na transformação do olhar para a cidade, para observar o patrimônio histórico edificado”, explicou a gerente de Patrimônio Histórico (GPH), arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

Em cada visita também está sendo convidado um grupo de técnicos de vários setores do Implurb para participar da atividade.

Para as ações em campo, o GPH conta com uma equipe de apoio formada pelos arquitetos e urbanistas Ricardo Cruz, Tiago Gomes e Simone Sara Teixeira, além da própria Melissa, e a acadêmica de arquitetura Erika Assunção. O GPH é uma estrutura dentro da Diretoria de Planejamento Urbano (DPLA), do instituto.

“O Vivendo o Nosso Centro” terá oito visitas, sempre aos sábados, para atender estudantes, profissionais e sociedade em geral, para que possam ter a visão do centro antigo e ajudar a escrever parte da história do programa “Nosso Centro” com essa imersão e experiência por edificações, bens tombados, praças e ruas da capital.

O roteiro terá visitas nos dias 26 de agosto, 16 de setembro, 30 de setembro, 14 de outubro, 28 de outubro, 11 de novembro e 25 de novembro. As inscrições são gratuitas e os grupos de cada dia comportam 25 pessoas. Os links para inscrição serão divulgados dez dias antes de cada visita nas redes sociais do instituto.

Centro

O Centro Histórico de Manaus é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2012, segundo o qual “apresenta uma porção urbana formada por edificações do período áureo mesclada a edifícios modernos”. Sua área tombada “representa um dos maiores testemunhos de uma fase econômica ímpar no Brasil: o período da borracha”.

A região central de Manaus é uma memória visível da herança edificada, do patrimônio cultural e da ancestralidade amazônica, exibida em toda sua beleza, tanto estrutural quanto decorativa. Essa importante parte da história é contada por seus edifícios, muitos erguidos na Belle Époque, criando uma relação de afeto para muitos manauaras, carregada de cultura, em meio a residências e ruas de intenso comércio.

Fotos – Arquivo/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura encerra projeto de integração dos servidores da Semsa com programação em unidade fluvial 

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial em rompimento de drenagem causado por ligações clandestinas

victoria Farias

Nota técnica da Prefeitura de Manaus alinha fluxo para avaliação de casos suspeitos de autismo em crianças

victoria Farias