Coceira é algo que afeta todas as partes do corpo até as mais estranhas. Também chega aos seios e mamilos, onde não é tão fácil aliviar a coceira, especialmente em público. Infelizmente, existem uma grande variedade de causas, ou seja, encontrar uma solução não é muito rápido.
Para ajudar, o Huffpost, agregador de blogues, falou com dermatologistas, que explicaram as causas mais comuns desta coceira.
“O eczema da mama é uma causa comum de coceira nos seios e nos mamilos”, explicou o dermatologista Azadeh Shirazi. É que, nestes locais, “o tecido e a pele são mais sensíveis e mais vulneráveis a irritações”.
É possível que a coceira esteja relacionada com dermatite irritante, causada pela “fricção excessiva ou fricção em tecidos ásperos”, diz Lauren Penzi, outra dermatologista. O mesmo se aplica ao uso de alguns detergentes, géis de banho e tecidos.
A coceira também é, muitas vezes, o resultado de pele seca, crescimento dos seios – durante a gravidez, puberdade ou ganho de peso – alterações hormonais, mastite, infeção fúngica e amamentação, explica a dermatologista Hadley King. Além disso, os mamilos ficam mais secos e irritados ao amamentar, acrescenta.
“Temperaturas extremas, como um banho muito quente ou clima frio e seco, podem causar irritação, comichão e inflamação na pele”, explica Azadeh Shirazi. Já em casos mais raros, a comichão pode ser um sintoma de doenças como cancro da mama inflamatório.