Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPrefeitura de Manaus

Cientistas da WCS fornecem mais de 50 mil imagens de armadilhas fotográficas para grande estudo sobre a fauna da Amazônia

A Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, na tarde desta terça-feira, 17/5, visita técnica a um supermercado que está situado na avenida Brasil, zona Oeste, para conferir se havia vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência.


Foi observado que a sinalização dentro do local está em desacordo com a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que destina vagas a esses públicos.
Os estabelecimentos comerciais devem se adequar, com as vagas especiais sinalizadas de acordo com as resoluções 303 e 304, de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As normas recomendam que as placas devem ter a informação “obrigatório uso do cartão”. A sinalização horizontal determina que a vaga seja pintada na cor azul e que tenha a inscrição “idoso” e/ou o símbolo universal que indica pessoa com deficiência.

“A prefeitura está garantindo à pessoa idosa e à com deficiência, o direito ao estacionamento em qualquer estabelecimento comercial. Os condutores devem entender que o idoso e o deficiente são pessoas com mobilidade reduzida e necessitam que seus direitos sejam respeitados. Nossa visita é técnica e orientamos ao gerente do local que regularize as placas verticais de regulamentação e a pintura no chão”, informou Ian Domingues, chefe de Fiscalização de Trânsito do IMMU da zona Oeste.
Em relação à quantidade de vagas, a lei federal 10.741, de outubro de 2003, determina 5% das vagas de estacionamento do estabelecimento para idosos. Já a lei 5.296, de 2004, determina 2% do total de vagas às pessoas com deficiência.

O IMMU reforça que estacionar em vaga de idoso e pessoa com deficiência sem a credencial é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e mais sete pontos na carteira de Habilitação. Além disso, o veículo pode ser removido.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus libera lotes para beneficiários do programa Leite do Meu Filho

blitzamazonico

Aos 55 anos, Claudia Raia anuncia gravidez

Shayenne

Prefeitura garante serviços de saúde aos domingos e feriados na clínica da família Carmem Nicolau

victoria Farias