Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaManaus

Centro Especializado em Reabilitação do Abrigo Moacyr Alves realiza diagnósticos com métodos e profissionais especializados

O Centro Especializado em Reabilitação – CER II do Abrigo Moacyr Alves atende, por mês, 2.406 atendimentos por meio da equipe multiprofissional e médica, em sua sede, localizado na zona centro-oeste de Manaus. 






O Centro busca promover a estimulação e reabilitação às pessoas com deficiências nas modalidades física e intelectual, por meio de atendimento com foco nos processos de Investigação, Análise, Detecção, Diagnóstico e Intervenções especializadas a fim de assegurar uma maior e melhor qualidade de vida e autonomia nas atividades de vida diária.

As equipes realizam diariamente Investigações, Análises, Detecções e Diagnósticos em patologias diversas e em mais de 200 (duzentos) tipos de doenças raras, utilizando-se de métodos especializados (Análise Genômica, Exames por Imagem, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, Blue Test e Testagem e Avaliação Neuropsicológica) bem como de processos interventivos com foco nas fases de Desenvolvimento Humano, Perfil Diagnóstico, Repertórios Comportamentais e Tratativas Complementares e Integrativas, dentre elas, a estimulação sensório motora, Estimulação Precoce, Gaiola de Habilidades, Pilates, RPG, Prescrição de Órteses, Próteses e meios auxiliares, Hidroterapia, Ozonioterapia, Fonoterapia Mecânica, Fonoterapia de Eletroestimulação, Terapia ABA, Denver, Estimulação Neurocognitiva, Psicomotricidade Aquática, Musicoterapia, Acupuntura, Reiki e Biomagnetismo.

Às terças, quintas e sextas, o Abrigo Moacyr Alves oferece à comunidade, atendimento em reiki e acupuntura. São distribuídas 25 senhas para os atendimentos e, em breve, o serviço ocorrerá por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CER II – Abrigo Moacyr Alves, tem como meta, ainda para 2022, iniciar processos avaliativos e interventivos em Audiometria, Eletromiógrafo, Mesa de Tração, Simulador de Escada Automática, Toxina Botulínica e Canabidiol, tratamentos especializados na melhoria da fala, audição, coluna, função muscular e outros.

Esses tratamentos têm feito a real diferença na vida do pequeno Christian José, de 10 anos. Christian tem apresentado melhoria de sua qualidade de vida e o seu desenvolvimento tem sido observado em seu cotidiano pela sua mãe. Rosiane Gomes enfatizou que o acolhimento que recebeu foi tanto benéfico para ela quanto para o Christian.

“No CER, as pessoas realmente são capacitadas, humanas e carinhosas. Você não tem ideia de como, nós, familiares que temos crianças com essa condição, precisamos desse tipo de atendimento”, ressaltou.

Christian é acompanhado no CER pela Neuropediatra e já teve atendimento e acompanhamento nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e nutrição.

Rosiane falou sobre a importância do tratamento realizado no CER e os benefícios observados em seu tratamento.

“Os ganhos do Christian foram muitos. Apresentou melhoria nas dores que sentia no pezinho, melhoria na baixo estima que, por vezes, levou ele a ter que ser medicado por que ficava com depressão. Ele melhorou muito. Com a alimentação que a nutricionista me orientou. Ele perdeu alguns quilinhos e a interação social que agora ele já se arrisca a fazer amigos. Acredite, isso para ele é muito”.

A mãe de Christian finalizou o seu depoimento falando da necessidade da sociedade voltar-se para as crianças com deficiências e os tratamentos necessários para a melhoria da qualidade de vida.

“Que nossos governantes olhem para essas crianças com mais empatia. Que criem lugares como o Abrigo. Mais crianças teriam essa oportunidade de se desenvolver. Todos deveriam ter essa oportunidade. Elas precisam de ajuda para que seus familiares possam sonhar que, no futuro, elas terão uma vida digna. Nota 1000 para o Abrigo Moacyr Alves”, destacou.

Post Relacionado

Prefeitura lança plataforma para fomentar práticas inovadoras na Atenção Primária à Saúde

Victória Farias

Portinho apresentará relatório sobre tragédia que atingiu Petrópolis

Redator

Prefeitura promove oficina ‘Exercitando a Memória’ para frequentadores do parque do Idoso

Patrick