Blitz Amazônico
Amazonas

Câmara Municipal de Borba informa ao Ministério da Justiça invasão à casa de vereador por policiais armados

Poder Legislativo Municipal pede apuração urgente e punição dos responsáveis que agiram sem ordem judicial

A Câmara Municipal de Borba enviou ofício para o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), neste domingo, 14, comunicando fatos graves, que podem configurar crimes como abuso de autoridade, cometido por agentes de segurança da Companhia Independente de Borba e do 2º Batalhão de Choque/Rocam.

Na última quinta-feira, 11, os policiais invadiram a casa do vereador Geremias da Cruz da Silva, no município de Borba. O fato ocorreu por volta das 10h. Os agentes entraram na residência sem ordem judicial, portando armas de grosso calibre e usando balaclava (touca preta que cobre o rosto) para omitir a identidade. No momento da abordagem, o vereador estava ausente do município. Apenas os filhos menores se encontravam no local. Mesmo sem a presença de adulto, eles foram interrogados pelos policiais sobre o paradeiro do pai, o vereador Geremias.

A ação policial intimidadora e ilegal foi presenciada pela população que transitava no local assim como pelos vizinhos, que fizeram fotos e vídeos. O vereador Geremias registrou o Boletim de Ocorrência da operação ilegal com as respectivas provas.

O presidente da Câmara de Borba, Miguel Lima da Silva, em apoio ao vereador, expediu ofício de denúncia e solicitação de apuração urgente sobre o fato ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino de Castro e Costa; ao Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Junior; ao Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Marcus Vinícius Oliveira de Almeida; ao Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Amazonas, Rafael da Silva Rocha e ao Corregedor-Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas, Cel. PM Franciney Bó.

Ao final do ofício, o presidente da Câmara solicita um posicionamento das autoridades para as quais foi enviado o documento. “Se requer em CARÁTER DE URGÊNCIA, a imediata apuração dos fatos com a devida punição dos responsáveis nos termos da legislação vigente”, requereu Miguel Lima da Silva.

Post Relacionado

Corpo de Bombeiros combate incêndio em área de vegetação nas proximidades do aeroporto de Manicoré

EDI FARIAS

Governo do Amazonas apresenta projeto do Centro Integrado de Atendimento à Crianças e ao Adolescente 

blitzamazonico

Insetos amazônicos e projeto pedagógico para auxiliar inclusão de estudantes são levados na ação ‘Fapeam na Feira’

EDI FARIAS