Blitz Amazônico
Governo do Amazonas

Café à base de açaí e sensor para monitoramento da qualidade da água são apresentados na ação “Fapeam na Feira” 

Um produto que mistura café com açaí e um sensor para análise da qualidade da água foram algumas das pesquisas apoiadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apresentadas no “Fapeam na Feira-20 anos”, ontem (12/08), na VII Feira de Agronegócios da Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.  

Sob coordenação de Angela Maria Alves da Rocha, da empresa Cafessai da Amazônia, o projeto intitulado “Café desenvolvido a partir do caroço de açaí para diminuir o desperdício e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, recebeu fomento via Programa Centelha 1. 

Um produto que utiliza o açaí como base para o café. Esse é o diferencial do projeto que se destaca por valorizar o caroço do açaí, possibilitando uma destinação mais adequada, melhorando a economia da região e transferindo renda extra aos produtores e batedores de açaí.  

A empreendedora diz que as feiras promovidas pela Fapeam são uma forma inovadora de apresentar este e outros projetos para o público em geral. “Uma excelente oportunidade de se conectar aos clientes ouvindo seus feedbacks em relação ao nosso produto. Além de promover a marca, a proximidade com o cliente propicia ao projeto um mar de informações que nos guiam para o crescimento”, disse Angela da Rocha.  

O produto já pode ser encontrado em diversos empórios de Manaus, além de ser comercializado em sites parceiros para todo o Brasil, e exportado para outros países. 

Outro estudo apresentado durante o “Fapeam na Feira” foi o “Sensor para análise rápida da qualidade da água”, também do Programa Centelha 1, que produziu um adaptador de sensores para o app Marai, capaz de captar de forma automática a leitura dos parâmetros físico-químicos da água de unidades hídricas, contribuindo para a facilidade de acesso social, e disponibilidade de dados para planos de gerenciamento dos recursos hídricos nacional e outros trabalhos. 

“Nossa expectativa é de apresentar para as empresas do agro que existe tecnologia brasileira capaz de ajudar no controle do monitoramento da água de fácil acesso e de novas parcerias”, disse a coordenadora da pesquisa, Elaine Pires de Freitas, da Chemical Treinamento e Inovação Tecnológica.  

Nesse dia também foi apresentada a pesquisa “Material Pedagógico Estruturado”, coordenada pela mestra em Educação, Regina Oliveira Tiradentes, apoiada pela Fundação, através do Programa de Desenvolvimento e de Inovação para Educação Básica (Prodeb/Fapeam).  

Fapeam na Feira  

A atividade ocorre até hoje (13/8), das 18h às 20h, na área externa da Universidade Nilton Lins, localizada no Bairro Flores. Durante o evento, 9 (nove) projetos de pesquisa que receberam recursos do Governo do Amazonas apresentam resultados de seus trabalhos ao público. 

A ação Fapeam na Feira visa a divulgação de projetos de pesquisa, com uma linguagem acessível ao público, e demonstra na prática a importância da ciência e da tecnologia no cotidiano das pessoas, para resolução de problemas e melhoria da qualidade de vida, do ambiente, e da economia.

FOTOS: Érico Xavier/Fapeam

Post Relacionado

Wilson Lima assina Pacto pela Consciência Vacinal e destaca desafios para distribuição de imunizantes no AM

EDI FARIAS

Governo do Amazonas abre mais uma edição do “Festival de Férias”

EDI FARIAS

Governo do Amazonas apoia atualizações do Banco Ativo de Guaraná, da Embrapa Amazônia Ocidental

EDI FARIAS