Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaEconomia

Bolsonaro não cumpre promessa e mantém redução do IPI em 25% até maio

Por mais um mês, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) continuará com corte de 25%.

foto: © Secretaria-Geral


O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que mantém a redução nesse percentual pelos próximos 30 dias, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

O decreto saiu em edição extraordinária do Diário Oficial da União e contraria anúncios recentes do ministro da Economia, Paulo Guedes. Há duas semanas, o ministro anunciava a ampliação do corte para 33%.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou que a medida manterá os estímulos econômicos de setores afetados pela pandemia da covid-19. “Com a proposta, será possível manter os estímulos à economia, afetada pela pandemia provocada pelo coronavírus, com a finalidade de assegurar os níveis de atividade econômica e o emprego dos trabalhadores. Dessa forma, espera-se promover a recuperação econômica do país”, destacou o comunicado.

O decreto entrará em vigor imediatamente e não depende da aprovação do Congresso Nacional.

Desde fevereiro, o IPI está com redução de 25%, como medida de estímulo à economia. Na época, o Ministério da Economia informou que a alta da arrecadação decorrente da recuperação econômica permitiu ao governo abrir mão de receitas e promover o desconto no imposto, que incide sobre produtos fabricados como carros, geladeiras, fogões e outros.

Questionado sobre a manutenção do corte do IPI, o Ministério da Economia não se manifestou.



As informações são da Agência Brasil. 


Post Relacionado

Prefeitura alerta beneficiários sobre mudanças no preenchimento do formulário do programa

Victória Farias

Sindicato alerta profissionais e solicita ações de prevenção das empresas para enfrentamento da nova onda de contaminações pela Covid-19

Redação

​​TCE-AM multa diretor do Serviço de Água e Esgoto de Barcelos em R$ 40,9 mil

Victória Farias