Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

Atividade econômica cresceu 4,5% em 2021, diz Banco Central

 Brasil -O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) apresentou alta de 0,33% em dezembro de 2021, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Banco Central (BC). 

O BC informou que, na comparação com dezembro de 2020, o índice apresentou alta de 1,30%, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período). A taxa chegou a 139,73 pontos. No acumulado do ano, o IBC-Br ficou em 4,5%.

O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 10,75% ao ano.

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos. Segundo o BC, o IBC-Br terminou o quarto trimestre do ano com variação positiva de 0,01% na comparação com o período compreendido entre julho e setembro, também considerando os dados dessazonalizados.

O resultado de 4,5%  está em linha com a revisão dos dados do PIB feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com informações da Agência Brasil. 

Post Relacionado

Amazonas tem o 5º melhor desempenho nacional no saldo de geração de empregos

Redator

Prefeitura alcança em junho menor prazo do ano de licenciamento urbano

Victória Farias

Mulher encontra lâmina em pão de queijo que dividia com bebê

Shayenne