Blitz Amazônico
Cidadania

Apae Manaus participa de encontro ‘ZFM + ESG’ da Suframa e reforça compromisso com inclusão social sustentável

Instituição foi pioneira na agenda ESG da Suframa e volta ao debate com palestra da presidente Ione Tôma

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Manaus (Apae Manaus) confirmou presença no Encontro “ZFM + ESG”, previsto para ocorrer nesta quarta-feira, 26/11, na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). A presidente da instituição, Ione Tôma, será uma das palestrantes ao lado do vice-presidente da Apae Brasil, Alesson Loureiro Cavalcante, apresentando a visão da Apae sobre inclusão social como pilar estratégico das práticas ESG.

Em fevereiro deste ano, a instituição tornou-se a primeira entidade social a participar oficialmente de um evento da Suframa sobre ESG, após convite do presidente da autarquia, Bosco Saraiva.

O Encontro “ZFM + ESG” integra a estratégia da Suframa de ampliar a compreensão e a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança entre indústrias, organizações e instituições sociais que atuam no ecossistema da Zona Franca de Manaus. A iniciativa foi estruturada pela Portaria nº 1.860/2025, que instituiu um ciclo anual de ações voluntárias voltadas para o desenvolvimento sustentável e para o estímulo à responsabilidade corporativa no Polo Industrial.

Segundo Ione Tôma, a presença da Apae Manaus no evento representa uma oportunidade de reforçar que inclusão social, acessibilidade e governança humanizada devem ocupar espaço central dentro das estratégias ESG. “Nosso papel é mostrar que cuidar de pessoas é também um compromisso ambiental, social e de governança. Sustentabilidade é, antes de tudo, sobre impacto humano”, enfatizou.

A expectativa é que o encontro reúna empresas do PIM, gestores públicos, representantes do setor produtivo e instituições sociais, fortalecendo a Zona Franca de Manaus como referência em práticas sustentáveis e em responsabilidade social.

Pioneirismo

A Apae Manaus vem se posicionando como pioneira no Brasil ao adotar práticas ESG em sua gestão institucional.

Segundo Ione Tôma, a ideia é promover uma “inclusão sustentável”: unindo governança, responsabilidade social e eficiência, a Apae quer aprimorar seus serviços e ao mesmo tempo sensibilizar a indústria local para investir em projetos sociais.

A Apae Manaus é uma instituição voltada para a defesa e o cuidado de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Sob a presidência de Ione Tôma, a entidade passou por uma reestruturação institucional, ampliando o atendimento e reforçando a busca por recursos por meio de parcerias e iniciativas sociais inovadoras.

— — —

Assessoria de Comunicação – Claudia Barbosa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus faz estudos técnicos para ampliar acesso a dados urbanos por cidadãos

Victória Farias

“Pare de se comparar com outras pessoas”, diz Simaria após parar de seguir Simone

Redator

Prefeitura de Manaus retoma área pública em praça do Betânia, que terá revitalização

Victória Farias