Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaPolítica

Amazonino lidera no interior e Manaus

Em um eventual segundo turno, no interior do Estado, Amazonino teria 57,5% contra apenas 28,3% de Wilson Lima

Pesquisa realizada pelo Instituto Diário de Pesquisa (IDP) mostrou que o ex-governador Amazonino Mendes é o mais lembrado pelo caboclo do interior. Amazonino também lidera a preferência do eleitorado de Manaus. O levantamento aconteceu entre dias 20 e 28 de janeiro deste ano e ouviu um total de 1,8 mil eleitores amazonenses.



Wilson Lima é o terceiro colocado nas pesquisas e Eduardo Braga, o segundo


No levantamento estimulado, aquele no qual o entrevistador apresenta nomes dos candidatos ao entrevistado, Amazonino tem 31,3% dos votos, seguido de Eduardo Braga (MDB) com 28,3% e Wilson Lima (PSC) com 19,2%. Marcelo Amil (PSOL) marcou 3,8% das intenções de votos.

Em um segundo cenário, o nome de Marcelo Amil foi substituído pelo o do ex-ministro General Pazuello (sem partido). O deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade) também aparece nesse levantamento. Apesar das mudanças, Amazonino Mendes lidera as intenções de votos com vantagem também no interior.  São 31,5% da preferência eleitoral, contra 27,2% do atual senador Eduardo Braga. Wilson Lima soma 19,3%, Nicolau 4,5% e Pazuello 2,8%.
Em uma entrada do ex-presidente da Suframa, Coronel Menezes (Patriota) na disputa, Amazonino seguiria na liderança isolada no interior do estado. Somaria 31,8%. Braga 27,2%, Wilson 19,2%, Ricardo Nicolau 4,3% e Menezes 2,7%.
Em todas as projeções do interior, votos brancos e nulos somam um media 3%.
Segundo Turno
O ex-governador Amazonino Mendes também venceria em todos os cenários projetados para uma atual disputa de segundo turno.
Em uma disputa contra o atual governador Wilson Lima, Amazonino teria uma grande vantagem de 57,5% dos votos do interior, contra 28,3% de Wilson.
Brancos e nulos, nessa projeção, somariam 4%.
Contra Eduardo Braga, Amazonino teria num segundo turno 44% da preferência do eleitorado do interior, Braga 40%. Brancos e nulos chegariam aos 5,5%.
O Instituto Diário de Pesquisa ouviu 600 eleitores em 11 cidades do interior do Amazonas, entre os dias 20 e 28 de janeiro. A margem de erro da pesquisa é de 4%, para mais ou menos. O nível de confiança soma 95%, ou seja, se esta pesquisa fosse feita 100 vezes, repetindo-se as mesmas condições, então em aproximadamente 95 destas vezes as proporções obtidas em cada resposta, com uma variação de 4,0% para mais ou para menos, seriam as mesmas.
Liderança na capital

O IDP já projetou a preferência do eleitorado da capital amazonense. O levantamento que ouviu 1,2 mil eleitores entre os dias 20 e 25 de janeiro deste ano, mostrou a liderança isolada de Amazonino Mendes na disputa pela governo do Amazonas, segundo o eleitorado de Manaus.
Amazonino apareceu com a larga vantagem de 43,8% das intenções de votos dos manauaras. Braga marcou 12% e Wilson Lima 11%. O pré-candidato do PSOL, Marcelo Amil marcou 3,2%, nesse cenário. Votos brancos e nulos somaram 6%
Num segundo cenário Amazonino mantém a grande vantagem, com 41,9% dos votos. Braga atingiu 13%, Wilson 10,9%. Ricardo Nicolau aparece com 6,6% e General Pazuello somou 6,5%. Nesse segundo cenário votos brancos e nulos somaram 4,9%
Em outro cenário, na pesquisa estimulada e, desta vez, com nome do prefeito David Almeida, o ex-governador Amazonino Mendes alcança o percentual de 39,3%, seguido de David Almeida (Avante) , com 15,9%. Wilson Lima (PSC) aparece na terceira posição com 10,6%. Em seguida, aparece Eduardo Braga (10,4%), Ricardo Nicolau (Solidariedade) somou 5,9%. Ainda neste cenário, votos branco ou nulo são 4,9%

A pesquisa está registrada no TRE sob identificação AM-03979/2022.


Os números são do Instituto Diário de Pesquisa

Post Relacionado

PC-AM solicita ampla divulgação das imagens de adolescentes que desapareceram no bairro Educandos

Redação

BC estabelece limite de cobrança de taxas nas máquinas de cartão

Redator

Prefeitura de Manaus convoca cem pedagogos selecionados em PSS da Semed

Victória Farias