Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadaniaELEIÇÕESPolítica

Amazonino e Braga lideram pesquisa para governo do Amazonas

Levantamento do Instituto Diário de Pesquisa (IDP) aponta que o ex-governador Amazonino Mendes tem 40,1% dos votos e o senador Eduardo Braga 20,3%, seguido do governador Wilson Lima, com 16,6%

Pesquisa eleitoral do INSTITUTO DIÁRIO DE PESQUISA (IDP), divulgada nesta terça-feira (10), aponta que o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) lidera a preferência do eleitorado do Estado.
Segundo o IDP, se a eleição para governador fosse hoje, Amazonino obteria 40,1% dos votos e em segundo lugar aparece o senador Eduardo Braga (MDB), com 20,3% dos votos. Na terceira colocação temos o atual governador Wilson Lima (União Brasil) com 16,6% e, em seguida, Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5,9%. Ainda no levantamento aparecem Carol Brás (PDT) com 5,8%. e Marcelo Amil (Psol), 0,9%.
Os votos brancos ou nulos alcançam 2,7%; não sabem ou não responderam chegam a 1,2%, e quem respondeu “nenhum dos candidatos” somam 6,4%. Os dados foram obtidos com aplicação de pesquisa estimulada.
Se forem considerados apenas os votos válidos, Amazonino soma 44,8% dos seguido de o senador Eduardo Braga , com 22,7% dos votos. Wilson Lima (União Brasil) aparece com 18,5% dos votos válidos. Ainda no levantamento, Ricardo Nicolau (PSD) aparece com 6,6%, seguido de Carol Brás (6,4%) e Marcelo Amil, com 1%. dos votos válidos.
O levantamento ainda apresentou as intenções de votos para segundo turno e constatou que o governador Wilson Lima perde em todos os cenários apresentados. Caso Wilson dispute o segundo turno contra Amazonino Mendes, o ex-governador teria 53,7% dos votos e o atual governador 28,3%.

No caso de uma disputa direta entre Braga e Wilson Lima, o senador teria 43,2% e o atual governador, 30,4%.
Já Wilson Lima lidera a rejeição, com 31,1% o que torna o cenário mais difícil para o governador principalmente na capital, com o quadro está congelado no teto. A segunda maior rejeição é de Eduardo Braga, com 18,3%, enquanto que Amazonino Mendes está com 12,6%.
Análise
Assim como na pesquisa anterior de fevereiro, os dados mostram que uma eventual aliança entre o ex-governador Amazonino Mendes e o senador Eduardo Braga pode definir a eleição já no primeiro turno. Os dois somariam até 67,5% dos votos válidos.
Coordenada pelo professor doutor Edmilson de Araújo Silva, matemático e consultor estatístico, a pesquisa ouviu 1,8 mil eleitores em todo Estado, entre 27 de abril e 8 de maio. Além da capital, a pesquisa amostral incluiu 14 municípios selecionados por representarem com maior fidedignidade o eleitorado do interior.
O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro estimada é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob a identificação AM-08799/2022.
Para o coordenador da pesquisa Edmilson, os dados indicam que Amazonino Mendes já está no segundo turno. “Eu acredito que ainda não há um ganhador da eleição. O governador Amazonino Mendes já está no segundo turno, mas não se pode pensar que ele já é o vitorioso. Durante a campanha, os candidatos irão tentar convencer os eleitores que tem as melhores propostas”, destacou.

Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/politica/amazonino-e-braga-lideram-pesquisa-para-governo-do-amazonas/

Post Relacionado

VEJA VÍDEO: “Eu acho o Wilson fraco, incompetente, não tem pulso, covarde se acovardou diante da maior crise de saúde que esse Estado já teve”, dispara Adail Filho

Redação

Prefeito David Almeida reafirma compromisso de recuperar mais de 10 mil ruas de Manaus

Redação

Em caso raríssimo, menina de 3 anos é diagnosticada com demência precoce

Shayenne