Blitz Amazônico
AmazonasCidadaniaCidadania

Amazonas confirma mais quatro casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza, nesta terça-feira (11/01)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), informa, nesta terça-feira (11/01), a confirmação de mais quatro casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza (H3N2), totalizando seis o número de casos no estado.
A confirmação ocorreu após realização de exames RT-PCR, com amostras processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). Um comunicado de risco foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs-AM), coordenada pela FVS-RCP, ao Cievs nacional.

Os quatro casos foram identificados após testagem de detecção de Covid-19 realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. São residentes em Manaus e apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos. A Vigilância em Saúde do Amazonas está monitorando os quatro casos e orientou o isolamento dos pacientes por 14 dias, com telemonitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a coinfecção é a junção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) com a linhagem H3N2 da Influenza A. “É importante ressaltar que essa coinfecção, popularmente conhecida como flurona, não se trata de um novo vírus, mas sim o fenômeno de uma pessoa ser infectada por dois vírus simultaneamente”, afirma.
Na quinta-feira (06/01), a FVS-RCP emitiu outro Comunicado de Risco informando dois casos da coinfecção, em Manacapuru e Manaus. A coinfecção por Covid-19 e Influenza foi relatada em Israel e notificada no fim de dezembro de 2021. No Brasil, já foram confirmados casos em vários estados e no Distrito Federal.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento e notificação relativo à Covid-19 ao Ministério da Saúde por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM) coordenado pela FVS-RCP.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Post Relacionado

Ipiranga publica hoje segundo Relatório de Sustentabilidade com avanços na agenda ESG

Redação

Prefeitura intensifica serviços na rua Jonathas Pedrosa, Centro

Patrick da Silva FARIAS

Fiocruz capacita conselheiros de saúde indígena por meio de tecnologias de informação

Redação