Blitz Amazônico
CidadaniaCidadaniaManaus

Alunos Sargentos do Corpo de Bombeiros realizam simulado de salvamento em altura

A 2ª turma do Curso de Formação de Sargento Combatentes (CFSC) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta quarta-feira (27/04), um simulado de Salvamento em Altura no Centro de Formação Preven Fire, localizado na avenida Colantino Aleixo, 58, bairro Puraquequara, zona leste de Manaus.
O simulado faz parte do módulo de formação dos novos sargentos militares e visa capacitá-los para intervenções em situações de emergência que possam surgir durante uma atividade em altura, utilizando técnicas seguras de resgate, acesso por cordas e técnicas de primeiros socorros.
O trabalho em altura exige uma capacidade física, técnica e psicológica dos bombeiros, pois o serviço consiste em que o militar fique em um plano elevado sozinho ou com vítima.
Segundo o tenente BM Daniel Ramos de Araújo, comandante do corpo de aluno do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), a técnica de salvamento em altura é empregada em várias situações, tanto no plano elevado, quanto no plano para baixo.

“Os alunos sargentos depois de formados vão poder atuar, por exemplo, em resgate de pessoas e animais que estejam presas em prédios, caídas em barrancos, suspensas em árvores, entre outros”, explicou o comandante.
No simulado, os bombeiros apresentaram a técnica “japonesa”, que consiste no resgate e descida com vítima consciente acoplada em seu corpo; e a técnica de rapel, utilizando uma maca cesto para resgate de vítima consciente, inconsciente e com politraumatismo.
O foco na formação dos novos sargentos é fazer com que eles aprendam as técnicas de segurança que nortearão todo seu trabalho em uma ocorrência real.
Depois da conclusão do CFSC, a primeira missão dos novos sargentos será a Operação Parintins 2022, no mês de junho.

FOTOS: Divulgação/CBMAM

Post Relacionado

Direito Ambiental é tema de aula dos residentes jurídicos da Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Prefeitura trabalha na implantação de uma nova rede de drenagem profunda no bairro São José Operário

Victória Farias

“Matei sob uso de entorpecente”; Vigilante do condomínio confessa ter matado a servidora federal

Redação