Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Alunos do Cime Lucia Melo Ferreira Almeida da prefeitura participam de troca de faixas do projeto ‘Aprender Lutando’

Aproximadamente 120 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, do Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lucia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta sexta-feira, 12/12, da solenidade de troca de faixas do projeto “Aprender Lutando”. Idealizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa promoveu a entrega das faixas cinza e branca de jiu-jítsu às crianças. O evento contou com a presença de professores, pedagogos, além dos pais e responsáveis.

O projeto integra o programa de governo da gestão municipal e, atualmente, está presente em 45 escolas, oferecendo as modalidades jiu-jítsu, taekwondo, judô e capoeira. Mais de 2,8 mil alunos da Educação Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação Especial são beneficiados.

De acordo com o coordenador do projeto, o doutor em Educação Física e faixa preta 3º grau, Porthos Castelo Branco, o trabalho desenvolvido pela secretaria é de vanguarda no fortalecimento do desporto escolar e no desenvolvimento integral dos estudantes da rede municipal.

“A gente trabalha coletivamente, e os processos de socialização que acontecem dentro do tatame fortalecem diversos aspectos fundamentais para a escolarização, como concentração, equilíbrio, tenacidade, assiduidade, persistência e bom comportamento. Por meio da luta, damos acesso à cultura corporal de movimento. Eles aprendem jiu-jítsu e capoeira como conteúdos da educação física, o que amplia o conhecimento cultural. Eles se socializam, convivem e aprendem sobre seus direitos e os do outro, enquanto cidadãos”, destacou.

Satisfação

O diretor do Cime, Elbert Almeida, ressaltou a importância do evento, tanto para os alunos quanto para a comunidade escolar, enfatizando o valor pedagógico das artes marciais.

“O Aprender Lutando é uma ferramenta muito importante para todas as escolas. Os gestores e professores que apreciam as artes marciais sabem o quanto elas agregam. As crianças aprendem disciplina, ética e respeito. Além disso, o projeto trabalha também a parte física. Muitas crianças têm alguma deficiência, estão acima ou abaixo do peso, e tudo isso é acompanhado e desenvolvido durante as atividades”, afirmou.

Entre os participantes, o aluno do 2º período, Arthur Reis Gonçalves, de 6 anos, que avançou da faixa branca para a cinza, comemorou a conquista. Segundo ele, aprender jiu-jítsu foi uma experiência marcante.

“Eu gosto muito de fazer jiu-jítsu. Aprendi muita coisa, fiz os movimentos dos animais lá no jiu-jítsu. Foi a primeira vez que aprendi, quando ganhei o kimono e a faixa. Agora estou saindo da faixa branca para a cinza. Meu sentimento é de felicidade, porque mudei de faixa e vou continuar aprendendo”, contou.

— — —

Texto – Paulo Rogério/Semed

Fotos – Eliton Santos/Semed

Post Relacionado

Programa ‘Asfalta Manaus’ segue em ritmo acelerado beneficiando ruas do bairro Novo Israel

Victória Farias

Prefeitura de Manaus avança com as obras de revitalização na quadra do bairro Armando Mendes

blitzamazonico

Autaz Mirim terá pista interditada para simulação de emergência na rede de gás natural

blitzamazonico