Blitz Amazônico
BrasilCidadaniaCidadania

Alexandre de Moraes ordena o bloqueio do aplicativo Telegram em todo o país

 Brasil – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18) o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram. 

Na decisão, o ministro determinou que as operadoras de telefonia realizem o corte no funcionamento da plataforma. Em caso de descumprimento será aplicada multa diária de R$ 100 mil.

Em fevereiro, Moraes havia determinado que o aplicativo de mensagens fizesse o bloqueio de perfis acusados de disseminar desinformação, no entanto, o STF não conseguiu intimar a representação no Brasil da empresa responsável pelo aplicativo.

Em outra frente, no início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também tenta localizar os representantes da empresa, por meio do escritório de advocacia no Brasil. Um ofício foi endereçado ao diretor-executivo do serviço de mensagens, Pavel Durov.

As autoridades temem que o Telegram seja palco para a desinformação no país por não buscar implementar meios de barrar a disseminação de informações sabidamente inverídicas. No aplicativo, por exemplo, é possível formar grupos com centenas de milhares de pessoas, que recebem mensagens simultaneamente. O principal concorrente, o WhatsApp, por exemplo, permite grupos de apenas 300 pessoas.

*Informações Agência Brasil

Post Relacionado

Morgana, mãe da bebê Alice, reclama de uso da imagem da filha após comercial do Itaú

Shayenne

Ricardo Nicolau cobra melhorias salariais para técnicos de enfermagem e diz que governo erra ao não realizar concurso público para a Saúde

Redação

Comissão de Fiscalização pode convocar Queiroga para falar sobre ações na Saúde

Redator