Blitz Amazônico
governo federal

Adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) se encerra amanhã (22/12)

Iniciativa vai levar conectividade para mais de 138 mil escolas públicas

(Foto: Kayo Sousa/MCom)

O prazo de adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) vai até amanhã (22/12). A iniciativa é coordenada pelos ministérios da Comunicação (MCom) e da Educação (MEC) e vai reunir todas as políticas públicas em andamento com o objetivo de universalizar a conectividade nas instituições de ensino até 2026.

“A conectividade nas escolas é um trabalho em conjunto e todos devem fazer a sua parte. O MCom vai investir pesado para que essa política alcance todo o país e garanta, além de internet, ensino e aprendizagem de alta qualidade”, ressalta o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Leia mais: Ministro das Comunicações convoca estados e municípios a aderirem à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas

Na Enec, o Ministério das Comunicações (MCom) vai levar conectividade para as escolas: implantar infraestrutura de rede de acesso à internet em alta velocidade; disponibilizar acesso à internet com velocidade adequada; e instalar redes Wi-Fi nas escolas.

Mais de 138 mil escolas serão conectadas por fibra óptica ou via satélite com uma velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Além disso, as unidades de educação contarão com cobertura completa de rede Wi-Fi. Já as escolas que não possuem acesso a energia elétrica, ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil, receberão a conexão com a rede pública de energia ou por geradores elétricos fotovoltaicos.

Os secretários de educação de estados e municípios devem acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e registrar o interesse em fazer parte dessa política.

De acordo com o monitoramento do Ministério da Educação (MEC), 3.362 municípios já aderiram (60.36%) à Estratégia, enquanto na rede estadual essa adesão foi de 17 estados (62,96%). Conforme o Decreto n. 11.713/2023 (que institui a Enec), os entes federativos que se vincularem à iniciativa receberão prioridade nas ações e nos programas do governo federal voltados à conectividade educacional.

Leia mais: Governo Federal lança Estratégia Nacional de Escolas Conectadas para levar internet a mais de 138 mil instituições até 2026

Saiba mais sobre a adesão à Enec

Para sanar as dúvidas dos dirigentes de educação sobre o processo de adesão à Estratégia, bem como das escolas sobre o seu papel na iniciativa, o Ministério da Educação (MEC) preparou uma página de Perguntas Frequentes em seu portal, com as dúvidas mais comuns e orientações. Também está disponível atendimento pelo número 0800616161 ou pelo chat Serviços do MEC.

Além disso, no campo Documentos da página da Enec, no portal do MEC, pode ser acessada a Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que apresenta um panorama de seu compromisso.

Com a adesão à Enec, as redes de ensino assumem o compromisso de cumprir as diretrizes estabelecidas para a conectividade nas escolas, enfatizando o monitoramento contínuo da qualidade da internet e a atualização periódica de informações alinhadas à meta de conectividade universal nas instituições educacionais.

Post Relacionado

Seminário debate segurança na economia digital antes de reunião do G20

blitzamazonico

Não houve cancelamento de 8,4 milhões de beneficiários no Bolsa Família

victoria Farias

Ministro da SECOM e CEO do WhatsApp discutem colaboração para a comunicação governamental e segurança contra fake news

victoria Farias